Atraso na Entrega de Encomendas: Correios e Transportadoras7 min read
Kašnjenje isporuke paketa - što napraviti ako pošiljka kasni?

Os atrasos nas entregas de encomendas são o principal motivo de reclamação por parte de clientes à espera de receber encomendas ou particulares que enviam pacotes entre si. Descubra por que se atrasam os correios e as transportadoras a entregar encomendas de lojas como a Amazon ou o Aliexpress e o que pode fazer para receber a sua encomenda o mais rapidamente possível.

Atrasos na entrega de encomendas: quais as causas e o que fazer

Não é raro estar à espera de receber uma encomenda num certo intervalo de tempo e os correios simplesmente não a entregarem.

Quais os motivos que levam a encomendas atrasadas em entregas pelos correios ou transportadoras?

três motivos principais que podem levar ao atraso na entrega de encomendas ou mercadorias: erros na informação dada pelos clientes, erros no processamento das encomendas pelos correios ou transportadora ou atrasos devidos a fatores externos. Todas estas situações geram consequências semelhantes: atrasos nas entregas de encomendas e mercadorias nacionais ou internacionais.

Veja também:

Atrasos na entrega devido a erros na informação facultada

  • Endereço errado, incompleto ou desatualizado: Quando o estafeta ou carteiro tenta entregar o pacote numa morada difícil de ser encontrada, uma nova tentativa de entrega não será feita a menos que o cliente forneça todos os detalhes necessários e correctos. Portanto certifique-se de que os endereços escritos estejam completos e que incluem o número do apartamento, nome da campainha e qualquer código de acesso necessário;
  • Etiqueta difícil de ser lida por má qualidade de impressão: Se não conseguir realizar a leitura da etiqueta de envio, a empresa transportadora pode devolver o pacote ao remetente. Portanto, evite impressões de baixa qualidade. Confira as nossas dicas sobre como afixar a sua etiqueta de envio;
  • Itens proibidos ou restritos: Caso envie itens proibidos, poderá não só provocar um atraso na entrega mas a transportadora poderá optar por confiscar ou devolver o volume. Portanto, certifique-se que está a enviar apenas itens permitidos. Veja a nossa lista de itens restritos e proibidos para envio por correio ou transportadora.
  • Destinatário ausente: Quando não há ninguém para receber a encomenda, o estafeta irá realizar uma nova tentativa de entrega, ou deixar a encomenda num local de recolha/entrega. Ambas as situações causam atraso na entrega da transportadora. Caso não efetue a recolha da encomenda no tempo indicado, o volume poderá ser devolvido ao remetente.

Atrasos na entrega de encomendas por parte dos correios ou transportadora

  • Falta de tempo: Os estafetas têm uma rota pré-programada e o tempo em que o seu pacote é entregue depende do local onde se situa a sua morada: no início ou final dessa rota. Tenha em mente que como trata de uma pré-programação, imprevistos podem ocorrer e atrasar a entrega;
  • Feriados e épocas altas: Nos feriados nacionais ou períodos de férias, o alto volume de pacotes enviados provoca sobrecarga no trabalho dos estafetas, resultando num possível atraso na entrega de encomendas. Para evitar atraso na entrega de encomendas durante os períodos festivos, recomendamos que organize o seu envio com antecedência.Confira as principais datas festivas que afetam o calendário da entrega das transportadoras.

Atrasos nas entregas devido a fatores externos

  • Atraso causado pela alfândega: Ao receber uma encomenda de fora da UE, a alfândega poderá requerer documentos específicos ou mesmo o pagamento de taxas, resultando no atraso de encomendas internacionais. Uma entrega internacional atrasada da Amazon ou Aliexpress, por exemplo, está muitas vezes relacionada à burocracia alfandegária;
  • Condições meteorológicas: O mau tempo pode bloquear as estradas ou diminuir o trânsito e causar atrasos na entrega de encomendas ou mercadorias;
  • Trabalhos de manutenção ou construção: Mesmo que não seja um motivo muito habitual, os trabalhos de manutenção na estrada podem dificultar sa entregas e causar atrasos.

Como saber o que causa o atraso na entrega da minha encomenda?

Ao aguardar a entrega de uma encomenda enviada pelos correios ou transportadora, poderá, quase sempre, seguir o seu envio online através das ferramentas de rastreamento oferecidas por quase todas as empresas de logística. Se verificar qualquer anormalidade durante o seguimento da sua encomenda, notifique a empresa transportadora o mais rápido possível para descobrir o motivo do atraso na entrega da sua encomenda.

Como sei quanto tempo deverá normalmente levar a minha entrega?

Sempre que reserva um serviço de transporte, poderá calcular o tempo aproximado da entrega antes de concluir o pedido. No entanto, tenha em consideração que este dado é apenas uma estimativa, e não uma garantia. Ainda que as transportadoras façam o seu melhor para entregar todas as encomendas a tempo, atrasos eventualmente podem ocorrer.

Veja também:

O que fazer quando uma encomenda se atrasar?

Se verificar no rastreamento da sua encomenda, que o estado do volume não é atualizado há mais de 48h, deverá contactar a transportadora ou serviço de correios responsável pela entrega. Caso tenha organizado a entrega com a Eurosender, contacte-nos através do serviço de chat ou do nosso formulário de contacto. Alternativamente poderá também contactar a loja online onde comprou o produto ou o remetente.

Atrasos em entregas da Amazon e Aliexpress

Os atrasos nas entregas da Amazon, Aliexpress ou outras lojas opnline podem ser explicados pelos fatores descritos em cima: erros na inormação facultada ou dados em falta; erros no processamento dos volumes ou atrasos devido a fatores externos como condições meteorológicas extremas ou atrasos nas alfândegas quando os envios são internacionais. A maioria das plataformas oferece suporte nestes casos e soluções em casos em que as entregas não ocorrem de todo.

Posso ser reembolsado por uma encomenda atrasada?

Na maioria dos casos, não há reembolsos possíveis por entregas tardias de encomendas. No entanto, algumas lojas online oferecem certos tipos de compensação nalguns casos. Caso a sua encomenda de uma loja online esteja atrasada, verifique junto da loja que opções de reembolso existem.

Posso recusar uma encomenda por ter chegado atrasada?

Poderá sempre recusar-se a receber uma encomenda, independentemente de esta estar atrasada ou não. No entanto, deverá ter em consideração os termos do serviço de correios ou transportadora em questão. Nalguns casos, poderá ter de pagar pelo custo da devolução da encomenda, mesmo que esta tenha sido entregue com atraso.

Como evitar atrasos na entrega de mercadorias?

Lojas online ou outras empresas que desejem organizar a entrega de grandes volumes ou de mercadorias em grandes quantidades podem organizar o transporte através de serviços de reserva de veículos exclusivos como o nosso serviço de Entrega com Carrinha. Neste caso, a carrinha irá diretamente do ponto de recolha ao ponto de entrega, sem passagem por armazéns de processamento, o que diminui os prazos de entrega e evita o atraso na entrega de encomendas e mercadorias.

Este artigo foi escrito em colaboração com Fernanda Verčič.