Posso enviar baterias de lítio?3 min read

5028

Written by:

Acredite: as baterias de lítio são consideradas itens perigosos assim como a gasolina e o propano! Em muitos países do mundo, o transporte desse tipo de bateria e pilha recarregável está sujeito a regulamentos rigorosos. Por quê? Pois podem causar acidentes sérios comprometendo a segurança das pessoas. Por esse motivo, se deseja enviar pelo correio ou transportadora a câmara fotográfica que aquele seu amigo esqueceu em Portugal quando mudou-se para a Irlanda, leia antes esse post. Abordaremos algumas questões sobre o tema afim de resolver essa equação: posso enviar baterias de lítio ou não?

Bem, o que é preciso saber antes de tomar a decisão de enviar equipamentos com bateria ou pilha de lítio? 

As baterias de lítio são itens perigosos

Muita gente não sabe que as baterias de lítio podem superaquecer e pegar fogo. Somente quem já passou por isso entende como a explosão de uma bateria poder ser extremamente perigosa. Se fizer uma rápida pesquisa pela Internet, encontrará notícias assustadoras sobre cigarros eletrônicos que explodiram no bolso de alguém ou bateria de ião de lítio que explodiu dentro um submarino. Verá casos ainda de câmaras fotográficas que começaram a soltar fumaça no portão de embarque no aeroporto e muitas outras histórias com final nada feliz.

Os problemas causados ​​por uma bateria de lítio que pega fogo são muitos! Além de ser super difícil de apagar o fogo, o gás resultante da combustão é extremamente tóxico e irritante.

Regulamentos do conselho de segurança do transporte

Com o objetivo de evitar problemas sérios causados por um incêndio que é difícil de ser extinto, os conselhos de segurança em transportes de vários países da Europa tomaram medidas importantes. Alguns proibiram que baterias de lítio fossem transportadas na área de carga dos aviões desde 2016. Logo em seguida, empresas de correio e de envios de encomendas e mercadorias de todo o mundo seguiram a mesma linha e apertaram as restrições ao adicionar baterias de lítio na lista de itens proibidos. Sendo assim, ficou muito mais difícil transportar ou enviar itens que contém baterias.

Tomemos o exemplo de uma encomenda que é enviada de Portugal para uma ilha na Grécia. Para enviar encomendas para as ilhas gregas, as empresas de envio e logística certamente usarão o transporte aéreo em aparte do trajeto. E aí? Bem, se tiver que enviar uma encomenda de Porto para Santorini, Corfu ou Mykonos, por exemplo, deverá certificar-se de que não inclua nenhum equipamento eletrónico que contenha baterias de lítio. Simples assim! Dessa maneira, evitará que sua encomenda retorne ao remetente sem nunca chegar ao tão sonhado destino.

Resumo da ópera: na próxima vez que enviar uma encomenda para um amigo, tenha a certeza de que não envie nenhum item proibido que possam ser recusado ​​pela companhia de frete. Se o pacote é transportado por avião, é muito importante que não contenha pilhas de lítio. Assim, evitará perder seu tempo ao lidar com o problema de ter sua encomenda parada no aeroporto ou situações ainda piores. Além disso, nem precisamos mencionar a dor de cabeça que seria ter que arcar com custos adicionais que possam surgir por conta de um problema como esse.

Caso tenha mais dúvidas sobre o que pode enviar pela Eurosender, escreva-nos! Ficaremos felizes em ajudá-lo.

 

 

 

Last modified: Março 19, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *