Posso Enviar Baterias de Lítio?7 min read
Posso enviar baterias de lítio

Hoje em dia, é comum que máquinas fotográficas, relógios e smartphones utilizem baterias de lítio como fonte de energia. Caso precise de organizar a entrega de algum aparelho eletrónico, seja numa mudança, viagem ou numa venda online, é importante saber qual a melhor solução de envio para os seus itens com baterias. Para esclarecer todas as dúvidas, juntámos informações atualizadas sobre o transporte de equipamentos com pilhas ou baterias de lítio, seja por via terrestre ou aérea.

Como enviar itens com baterias de lítio: por camião, navio ou avião?

Os serviços de entrega podem ser realizados através de diversos meios de transporte, cada um com as suas próprias regras e restrições. Ao decidir enviar baterias ou pilhas de lítio, a opção mais segura é utilizar um serviço de transporte terreste, como o transporte rodoviário. Transportar baterias de lítio por navio também é uma excelente alternativa, mas é importante que o aparelho eletrónico tenha embalagem apropriada para suportar os longos tempos de entrega deste modal.

O transporte de baterias de lítio por avião é possível apenas até um certo nível de capacidade, pois significa que, neste caso, a bateria apresenta menor risco ao ser exposta à variação de pressão. Verifique alguns exemplos de itens mais abaixo.

Que tipos de aparelhos eletrónicos podem ser enviados por avião?

De acordo com os regulamentos da IATA, o transporte aéreo pode ser utilizado para enviar itens com baterias de lítio feitas de uma célula única de até 20Wh ou de múltiplas células até 100Wh. Antes de decidir enviar qualquer tipo de aparelho eletrónico, recomendamos que verifique a folha de informações técnicas do produto. Equipamentos com capacidade superior a estes limites devem ser enviados por camião ou navio.

Antes de enviar qualquer tipo de bateria ou pilha de lítio, certifique-se de que o seu item está dentro dos limites para evitar qualquer complicação. Para o ajudar, estes são alguns exemplos de produtos populares entre os nossos clientes, que normalmente podem ser enviados sem problemas:

Alguns modelos de telemóveis como o Galaxy Note 7 ou alguns drones podem não ser permitidos a bordo de aeronaves. Caso não tenha certeza se o seu equipamento é permitido ou não, entre em contacto connosco para que a nossa equipa o possa orientar da melhor forma possível.

A melhor forma de enviar baterias de lítio por transportadora

WAo enviar aparelhos eletrónicos que contêm baterias ou pilhas de lítio por camião, o embalamento adequado é essencial. Estas são algumas dicas de embalamento para garantir que a entrega do seu telemóvel, máquina fotográfica ou carregador externo (power bank) ocorre de forma segura:

  • Não remova as baterias dos aparelhos eletrónicos.
  • Envie o equipamento na sua embalagem original, sempre que possível.
  • Proteja os botões para garantir que o aparelho não se poderá ligar durante o trânsito.
  • Se o equipamento tiver fios e partes separadas, certifique-se de adicionar materiais de amortecimento suficientes entre eles para evitar que se toquem.
  • Não é recomendado carregar o seu aparelho antes da entrega – o ideal é que tenha até 30% de carga apenas.
  • O transporte de baterias fora do respetivo aparelho não é recomendado, mas pode ser organizado em algumas situações desde que estejam embaladas em sacolas anti estáticas apropriadas.
  • Especialmente para grandes quantidades, a presença de baterias de lítio deve ser claramente indicada na caixa/embalagem através de etiquetas específicas.

Escolha o melhor serviço para enviar ou importar baterias de lítio

Sempre que reserva um serviço de envio connosco, pode solicitar que a entrega seja realizada por um meio de transporte específico. Na maioria dos casos, o transporte por camião é a opção mais económica, mas esta alternativa pode não estar disponível para casos específicos como entregas a ilhas ou destinos extremamente distantes.

Tomemos como exemplo o envio de uma encomenda de Portugal para a Inglaterra. As empresas transportadoras podem optar pelo transporte aéreo pois a Inglaterra está localizada numa ilha, mas a entrega por terra também é perfeitamente possível.

Se se está a enviar um pacote que contém equipamentos com baterias de lítio, não se esqueça de nos informar durante o processo de reserva para que os nossos especialistas organizem o transporte por estrada, sempre que possível.

Por que motivo são perigosas a baterias de lítio?

As pilhas ou baterias de lítio são consideradas produtos perigosos porque podem sobreaquecer e pegar fogo. Estes itens pertencem à mesma categoria da gasolina e do propano porque o fogo provocado é difícil de ser apagado e o gás produzido na combustão é extremamente tóxico e irritante. Felizmente, acidentes deste tipo são cada vez mais raros pois os equipamentos estão a ficar melhores e mais tecnológicos com o tempo.

Com o aumento da popularidade deste tipo de aparelhos, os fabricantes de eletrónicos e as empresas transportadoras ao redor do globo já determinaram diretrizes de segurança a serem seguidas e têm equipas altamente treinadas para manusear tais equipamentos. Como cliente, pode ficar descansado com a entrega do seu produto. Basta certificar-se de que embala o seu item com bateria de lítio de forma correta para o envio e reservar a entrega connosco.

Existem taxas adicionais quando envio baterias de lítio?

Existem diversas empresas transportadoras que realizam o transporte de baterias de lítio e pilhas recarregáveis internacionalmente, desde que as mesmas estejam de acordo com os regulamentos vigentes. Na Eurosender, trabalhamos com várias empresas de transporte para garantir que tem acesso ao serviço mais confiável para enviar computadores portáteis, telemóveis ou qualquer outro item com baterias de lítio.

No entanto, por ser considerado um item perigoso, algumas empresas transportadoras ou serviços de correios podem cobrar sobretaxas para entregar tais produtos. Para saber mais informações sobre as restrições aplicáveis especificamente ao seu envio, envie-nos uma mensagem e os nossos especialistas terão todo o gosto em atendê-lo.

Transportar ou importar equipamentos que contêm pilhas ou baterias de lítio pode exigir uma dose extra de atenção, mas é perfeitamente possível se feito através do meio de transporte correto.

Por favor note que algumas empresas transportadoras não aceitam envios que contenham baterias. Se pretende reservar um serviço para transportar qualquer tipo de pilha recarregável ou bateria, recomendamos que entre em contacto connosco antes para que os nossos especialistas possam o orientar sobre a melhor opção de transporte para si. Obtenha suporte imediato através do chat ao carregar no botão no canto inferior esquerdo do ecrã.

Este artigo foi escrito em colaboração com a Fernanda Spolaor