Serviço padrão das transportadoras – Como funciona?6 min read

320

Written by:

Hoje em dia, viajar e fazer mudanças tornou-se mais fácil do que nunca. Podemos transportar os nossos produtos ou/e simplesmente enviá-los para o nosso próximo destino com apenas 3 ou 4 cliques. No entanto, quando se trata do serviço padrão das transportadoras (envios normais), existem algumas coisas que devemos ter em mente. Pode parecer óbvio para alguns de nós, mas como é que as empresas transportadoras realmente operam?

Embora os usos de serviço padrão das transportadoras se tenham tornado bastante populares, o envio dos seus pertences são ainda um dos problemas com os quais poderá não estar familiarizado até que, realmente precise de enviar uma encomenda. Antes de procurar a transportadora correta ou reservar uma recolha através de uma plataforma on-line. Uma visão geral do que esperar deste serviço padrão é essencial.

 

Preparar a pesquisa de serviços

Ambas permitem o envio de diversos itens (como malas, caixas cheias de mercadorias ou equipamentos desportivos). No entanto, quase todos os prestadores de serviços são especializados em diferentes tipos de encomendas. Isto significa que uma empresa transportadora poderá oferecer serviços de envio de até 30 KG. Enquanto outros aceitam enviar encomendas de maiores dimensões e mais pesadas sem qualquer problema. Por isso, é importante saber as dimensões e o peso do que deseja enviar. Em seguida, encontrar a transportadora ou plataforma adequada para esse fim. Isto não é apenas para obter um preço exato, mas também para garantir que a sua encomenda encaixa nos padrões da transportadora selecionada. Sempre que a encomenda não estiver dentro dos requisitos, o estafeta poderá recusar a recolha. Contudo, esta também poderá ser aceite tendo em conta que os estafetas das transportadoras poderão não estar equipados com um dispositivo de medição. Mas esta poderá vir a ser recusada num depósito mais tarde.

 

Efetuar um envio de encomenda

Bem, já mediu a sua encomenda e explorou as suas opções, agora é a hora de fazer um pedido. Não importa se decidiu por meio de uma plataforma de reservas ou diretamente com uma transportadora, as regras são semelhantes.

Primeiramente, ao encomendar o serviço padrão das transportadoras, poderá selecionar uma data específica de recolha, mas não uma hora específica. O estafeta segue uma rota predeterminada e em regra geral opera apenas em dias úteis, entre as 9:00h e 18:00h. Tenha em conta de que durante a época alta, o estafeta poderá chegar ligeiramente mais tarde. Em alguns casos, uma recolha com um horário mais específico é possível, ligando diretamente para a transportadora encarregue da recolha. No entanto, organizar um horário específico dentro do nosso serviço padrão não é possível.

Lembre-se, quando estiver a preencher os dados da sua morada seja o mais completo possível. Forneça o maior número de detalhes possíveis há transportadora. Em caso de ter algumas informações adicionais, como códigos de acesso à propriedade ou nomes escritos na campainha (se forem diferentes dos detalhes adicionados no endereço de entrega), estes também deverão ser descritos. O uso do serviço porta a porta permite que a recolha seja feita a partir de praticamente qualquer endereço. Quantos mais detalhes sobre o seu endereço, mais facilidade terá o estafeta de encontrar a morada fornecida.

 

Embalar os seus itens para o serviço padrão das transportadoras

Existem diversos processos a ter em conta quando as transportadoras lidam com encomendas. Para além do carregamento das encomendas, estes planeiam e seguem as rotas mais eficientes, e ainda registam informações importantes de rastreamento. Infelizmente, embalar itens não faz parte dos seus serviços.

O preço do serviço padrão das transportadoras não inclui assistência profissional para o embalamento, bem como a venda de qualquer tipo de embalagem (como caixas de papelão). Como remetente, é necessário escolher uma maneira correta de embalar e proteger os seus itens. Embalar as mercadorias de maneira apropriada para o transporte com um provedor de serviço de entregas é extremamente importante e poderá requerer algum tempo. Isto significa não só, que a sua encomenda deve ser devidamente fechada e lacrada, como também todo o seu conteúdo deve ser adequadamente protegido a fim de evitar possíveis danos. Se não tiver certeza de como preparar a sua encomenda para uma remessa, poderá ler outros artigos dentro do nosso blog. Dependendo da empresa transportadora, pode também ser solicitado a que imprima as etiquetas e marque a sua própria embalagem.

serviço padrão das transportadoras

 

Esperar pela recolha da embalagem

A recolha da sua encomenda de serviço padrão é agendada para a data selecionada anteriormente, ao fazer o seu pedido. Uma vez mais, os estafetas das transportadoras poderão chegar a qualquer momento entre as 9:00h e as 18:00h. Não é necessário esperar o dia todo contudo, é importante que alguém esteja presente no endereço indicado a fim de entregar a sua encomenda à pessoa responsável.

Caso não tenha ninguém disponível para entregar a encomenda, o estafeta não a poderá recolher. Neste caso, outra tentativa de recolha será agendada. Tenha cuidado, porque em alguns países (como a Espanha), apenas uma tentativa de recolha é incluída no preço.

Por vezes, devido a circunstâncias imprevistas, os estafetas poderão não aparecer na data selecionada. Isto poderá ser devido a vários problemas: Se o endereço estiver incorreto ou difícil de localizar, tráfego intenso, um acidente rodoviário ou qualquer outro problema na estrada. Sendo que caso se verifique uma destas situações, a transportadora deverá coletar encomenda no próximo dia útil.

Infelizmente, não existe qualquer garantia de que a transportadora ligue a informar do suposto problema. Varia de país para país e depende também do fornecedor de serviços em questão.

 

Esperar pela entrega

A partir do momento em que a entrega das suas embalagens é concluída, até que esta chegue ao destino final, um meticuloso trabalho por parte da distribuidora envolvida será realizado. Assegurando assim, a devida segurança e rapidez na entrega da sua encomenda. Seja paciente pois, este processo poderá levar algum tempo. No entanto, se notar algo incomum no sistema de rastreamento (onde pode introduzir um código para seguir a sua encomenda), e a sua encomenda parecer estar atrasada, não hesite em entrar em contacto diretamente com a plataforma de reservas ou transportadora que utilizou. Para mais informações. Leia mais sobre o nosso guia de envio dedicado aos atrasos de encomendas.

Se ninguém estiver disponível para receber a sua encomenda, o estafeta deixará uma nota a explicar como fazer uma nova entrega nos dias seguintes. Em alguns países as transportadoras realizam apenas uma tentativa de entrega. Após essa mesma e se falhada, a encomenda será direcionada e armazenada num depósito local. Podendo assim, levantar a sua encomenda nesse mesmo depósito. Por vezes, a sua encomenda poderá também ser entregue num “local seguro” nas suas proximidades. Por exemplo, no seu vizinho, num correio local ou um ponto de entrega à sua escolha.

Tenha em mente de que este é o serviço padrão das transportadoras. E cada uma destas oferece uma vasta gama de serviços adicionais, que podem ser adquiridos ao realizar o seu pedido. Se tiver alguma dúvida, venha conversar connosco e iremos ter o prazer de responder a qualquer questão, clique aqui.

serviço padrão das transportadoras

 

 

Last modified: Julho 5, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *