Encomenda danificada – O que fazer para prevenir?7 min read

523

Written by:

Bem-vindo de volta ao nosso guia de dicas essenciais para usar os serviços de transporte. Após o artigo das encomendas perdidas, ainda existem algumas questões que devem ser respondidas. Provavelmente a mais pertinente é, qual é razão de uma encomenda danificada?

Ao usar este tipo de serviços, de modo geral, pretendemos que a entrega seja o mais rápido possível. Ao mesmo tempo, esperamos que as nossas encomendas sejam manuseadas com grande cuidado ao longo de todo o processo. Contudo, é praticamente impossível conseguir as duas em simultâneo. As encomendas alcançam vários depósitos e passam por diversos intervenientes até finalmente serem entregues aos seus destinatários. Este processo pode ser longo e relativamente complicado. Daí existirem diversos fatores que poderão afetar o envio.

Os mais comuns incluem:

  • Condições da estrada – Por vezes não existe qualquer indicação de perigo na estrada. E por isso, acidentes podem acontecer, devido a circunstâncias imprevistas. Estes podem ser, animais na estrada, más condições rodoviárias, sem marcadores de faixas, lombas não sinalizadas ou outros veículos conduzidos irresponsavelmente e em velocidades excessivas;
  • Clima – Não importa a que época do ano, um pacote pode ficar temporariamente preso enquanto é transportado;
  • Condições de armazenamento – Incêndios, inundações ou outros desastres naturais poderão ocorrer quando menos se espera, da mesma forma que qualquer incidente menor como, por exemplo, um assalto;
  • Tamanho e formato da encomenda – É essencial também, ter em conta as dimensões das outras encomendas que irão ser transportadas ao mesmo tempo – lembre-se que muitas outras encomendas irão ser enviadas juntamente com a sua, portanto cada encomenda está de alguma forma exposta a uma possivel deformação, especialmente quando esta não é devidamente embalada e protegida, as encomendas maiores podem acabar por danificar as menores que não tenham uma embalagem resistente;
  • A maneira como as encomendas são carregadas – Mesmo que na maioria das vezes os camiões fiquem totalmente carregados, por vezes poderá existir algum espaço entre as encomendas, que faz com que as encomendas se possam mover entre si durante a viagem. A forma da encomenda determina o quão bem estas podem ser armazenadas. Por exemplo, uma caixa retangular pode ser empilhada sem desperdiçar muito espaço entre as remessas, mas encomendas com formas incomuns ainda assim, correm o risco de se mover;
  • O conteúdo de outras encomendas – A colocação de objetos sensíveis a deterioração ou de objetos que contenham líquidos, podem verter de um recipiente para outro. Isto pode contaminar os restantes itens dentro dessa mesma encomenda ou/e outras parcelas ao seu redor;
  • Embalagem incorreta e caixas reutilizadas – Se a embalagem não for sólida o suficiente, esta pode simplesmente não aguentar todo o processo de transporte e acabar por ser danificada.
  • Erro humano ou maquinaria – Por detrás de cada remessa, existe uma equipa de profissionais e de maquinaria avançada. Mesmo que as parcelas sejam geralmente classificadas mecanicamente (o que também pode causar danos), o ser humano, o verdadeiro coordenador das encomendas também poderá errar, e como todos sabemos, errar é humano. As encomendas mais pesadas podem acabar no chão, por exemplo, correndo o risco de serem lançadas e incorretamente manuseadas antes de finalmente chegarem ao seu destino final.

encomenda danificada

 

Como evitar uma encomenda danificada?

Infelizmente muitas encomendas são, de alguma forma, mal administradas durante os diversos processos. Como já mencionado anteriormente, problemas podem surgir em qualquer estágio da remessa. Isto pode ser causado por diversos problemas, tais como a temperatura, humidade, vibração, choque ou orientação.

No entanto, quando nos deparamos com uma encomenda danificada, poderá ser devido ao seu método de envio. Poderá também, haver com os itens que não estavam devidamente protegidos dentro da caixa. É precisamente por isso que os itens devem ser cuidadosamente embalados e marcados.

Considere sempre o peso, a forma e a fragilidade dos objetos que deseja enviar. Por vezes, a embalagem selecionada possui uma má qualidade ou tamanho errado, mas, a responsabilidade por escolher a maneira mais correta para embalar as mercadorias é do remetente. Uma vez mais, o seu item deve estar protegido contra qualquer choque ou vibração. Contudo, também deverá ser movido, levantado e transportado facilmente.

Aqui estão algumas dicas preciosas em Como preparar uma remessa e embalar os seus items corretamente.

 

E se eu pretender enviar vários items?

Se pretende enviar vários objetos numa única encomenda, separe os itens e envolva cada um deles com precaução. Lembre-se de colocar os itens mais pesados no fundo, e não no topo. Coloque os elementos mais pequenos ou soltos num recipiente ou saco de plástico adicional. Assim evita que estes não se separem durante o respetivo envio.

Também é importante preencher todo o espaço vazio dentro da encomenda. Se possível, impermeabilizar o seu conteúdo (papel de plástico ou sacos de plástico). É altamente recomendável cobrir os seus itens com plástico-bolha e colocá-los numa caixa de papelão retangular. É possível também, reutilizar uma caixa antiga para envio. Contudo verifique se esta é ainda forte o suficiente para aguentar a viagem e se não existem etiquetas de remessas anteriores. Estas podem confundir a transportadora que está a lidar com o seu pedido.

É aconselhavel também, o uso de fita de embalagem larga (como fita adesiva ou a fita plástica castanha) para selar todas as bordas e costuras ao fechar a caixa. É sempre uma boa ideia indicar qual é a posição desejada para a encomenda. Por exemplo, escrever qual é a base e o topo, evitando que este seja enviado ou aberto pelo destinatário de cabeça para baixo.

Normalmente, os serviços padrão de envio não são destinados ao envio de itens frágeis. Mas ter um rótulo/nota a mencionar as palavras Fragile (frágil) ou This side up (este lado para cima) na sua encomenda pode, na verdade, afetar o modo como a encomenda irá ser tratada pelas transportadoras.

Sempre que não tiver certeza sobre como incluir itens específicos, visite o nosso site ou blog e lembre-se, não hesite em perguntar qualquer dúvida que possa surgir.

 

Estas regras também se aplicam ao transporte de carga?

Em qualquer remessa é importante proteger os seus bens tanto quanto possível.

O maior risco para as paletes é a instabilidade nas cargas embaladas, que podem resultar de más condições da estrada ou de máquinas de manuseamento mecânicas e automatizadas, como empilhadeiras ou esteiras transportadoras. A transportadora irá usar diversos veículos para transportar as mercadorias, tornando a sua remessa propensa a choques e impactos diversos. É por isso que todos os itens devem ser adequadamente protegidos para o transporte e totalmente presos a uma palete antiderrapante e resistente, ou qualquer outra base sólida. Mantendo assim toda a mercadoria estável durante todo o processo.

Recomendamos também, o uso de material de acolchoamento e caixas de papelão rígidas, bem como suportes para fixar e bloquear os itens que possuem grandes dimensões ou formas incomuns. A fim de garantir a carga agrupada, aconselhamos a utilização de bandejas protetoras de carga, bandas e película de envoltório elástico (filme elástico) que irão proteger a sua remessa.

Parcela danificada

 

O que fazer em caso de dano?

Nas raras ocasiões em que a encomenda chega realmente com sinais de perda ou dano, é importante abrir a encomenda danificada enquanto o motorista ainda estiver presente. Após a abertura, será solicitado a escrever um relatório sobre a infeliz entrega. Inclua fotos e uma descrição detalhada da encomenda danificada.

O procedimento de reclamação depende da empresa de transportação específica. Se reservar a sua remessa através da Eurosender, oferecemos todo o suporte ao cliente para enviar reclamações diretamente às empresas de distribuição. Mesmo que não nos responsabilizemos pelos danos, uma vez que não lidamos diretamente com as suas encomendas, conseguimos orientar todos estes procedimentos gratuitamente. Lembre-se de nos notificar 48 horas após o recebimento da sua encomenda danificada.

Encomenda danificada

Last modified: Julho 6, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *