Como Saber Quem Recebeu Encomenda? Entrega no Local Errado9 min read
Encomenda entregue no lugar errado

Enviou uma encomenda por correio que não chegou? Verificou o rastreamento dos correios e o objeto consta como entregue ao destinatário, mesmo sem o ter recebido? Veja como pode saber quem recebeu a sua encomenda ou por que motivo está o objeto marcado como entregue apesar de não o ter recebido.

Encomenda entregue no local errado: como saber quem recebeu?

Por vezes pode acontecer que, ao verificar o rastreamento da sua encomenda, a mesma esteja marcada como entregue mesmo que não a tenha recebido. Tal poderá significar que a sua encomenda ou objeto tenha sido entregue no local errado ou a outra pessoa. Um dos motivos mais frequentes para que as encomendas sejam entregues pelos correios ou transportadora noutra morada, é a existência de algum erro no endereço facultado ou insuficiência de informações para que o estafeta consiga localizar a morada.

Pular para:

Como saber se os correios entregaram a minha encomenda a outra pessoa?

Se a morada estiver escrita corretamente e a encomenda tiver sido marcada como entregue mas não a tenha recebido, muito provavelmente os correios tê-la-ão entregue a outra pessoa. Algumas das situações possíveis quando não recebeu um objeto dado como “entregue ao destinatário” são:

  • Outra pessoa na sua residência pode ter assinado pela encomenda por si.
  • Em casos específicos, o estafeta pode ter deixado o objeto com um vizinho ou com o porteiro.
  • A encomenda ainda se encontra em distribuição mas, por motivos administrativos, a empresa de correios já a marcou como entregue. Se o rastreamento indicar que o objeto foi entregue ou saiu para entrega ao destinatário, pode ser que o estafeta ainda tente realizar a entrega mais tarde nesse mesmo dia.

Se não for possível verificar as situações de cima, deverá entrar em contacto com a transportadora e tentar perceber o que poderá ter ocorrido.

Como saber quem recebeu a minha encomenda?

Se, durante a investigação, descobrir que a sua encomenda foi de fato entregue a outra pessoa ou no local errado, o próximo passo será verificar quem recebeu a encomenda do Sedex, CTT ou da transportadora responsável.

As encomendas dadas como entregues são sempre assinadas pela pessoa que as recebeu

Para que o objeto seja dado como “entregue ao destinatário”, a pessoa que o recebe deve assinar um comprovativo no ato da entrega. Este documento fica arquivado no sistema de rastreamento da transportadora. Nalguns casos, é possível ver a assinatura do recetor diretamente na ferramenta de rastreamento enquanto que, noutros, deverá entrar em contacto com o serviço de correios para que esta informação possa ser verificada. Se se concluir que a sua encomenda foi, de facto, entregue a outra pessoa, deve imediatamente contactar o serviço de correios.

O que fazer se a minha encomenda for entregue no local errado ou a outra pessoa?

Após verificar todas as opções acima e ter-se certificado de que a sua encomenda foi efetivamente entregue noutra morada ou a uma pessoa que não conhece, o primeiro passo a dar é contactar a empresa de transporte. Um agente dos correios ou da transportadora irá verificar o estado do seu pedido e tentar encontrar o objeto. Pode levar alguns dias até que o rastreamento esteja completo.

Ver também:

O que acontece com entregas sem sucesso?
Encomenda recusada: o que acontece?
Por que é que a minha encomenda está atrasada?

Ao enviar uma encomenda com a Eurosender, pode realizar o rastreamento do seu pacote online e em tempo real.

Tenho direito a reembolso caso a minha encomenda tenha sido entregue a outra pessoa ou no local errado?

Antes de tomar qualquer atitude, o seu pacote deverá primeiro ser declarado como perdido pelo serviço de correios. O rastreamento pode levar alguns dias, por isso, é importante entrar em contacto com a transportadora imediatamente quando perceber que há algo de errado com a entrega.

Caso a sua encomenda esteja efetivamente perdida, ela será declarada como extraviada e poderá dar início a uma reclamação com o objetivo de ser reembolsado pela sua perda. Quando ocorre o extravio de uma encomenda, cada caso é avaliado individualmente. Para tal, a empresa solicitará uma prova de valor dos itens contidos no pacote. Depois de a empresa de correios avaliar o seu caso, irá informá-lo sobre a decisão final.

Recebi uma encomenda de outra pessoa – o que devo fazer?

Da mesma forma que a sua encomenda pode ser entregue no endereço errado, pode acontecer também que receba a encomenda de outra pessoa. Estes erros não são frequentes mas, infelizmente, podem ocorrer. A melhor opção neste caso é recusar o objeto e informar o estafeta durante a entrega. Desta forma, ele poderá verificar a morada correta e o nome do destinatário a fim de efetuar a entrega no local correto.

Caso só perceba que recebeu a encomenda de outra pessoa depois de já a ter aceite, deverá contactar o serviço de correios assim que possível. Não recomendamos nunca que abra uma encomenda dirigida a outra pessoa.

Dica extra para se assegurar que a sua encomenda é entregue à pessoa certa

Se é o remetente do envio, pode inserir um papel com as suas informações pessoais e contactos dentro do pacote. Deste modo, mesmo que a encomenda seja entregue a outra pessoa ou na morada errada e o rótulo tenha sido danificado, o recetor saberá como e onde contactá-lo.

Receber a encomenda de outra pessoa é crime?

Segundo as leis portuguesas e brasileiras, abrir correspondências e encomendas endereçadas a outra pessoa pode ser considerado crime por violar o direito à privacidade. Envios errados podem acontecer por engano, portanto, é importante saber o que fazer nesta situação.

  1. Nunca deve abrir algo que não tenha sido enviado para si: seja um pacote, objeto ou carta.
  2. Ao receber uma encomenda errada, deve simplesmente devolvê-la. Entre em contacto com o serviço de correios para que a mesma possa ser redirecionada para o destinatário correto.
  3. No rótulo encontrará as informações necessárias para saber qual foi a empresa responsável pela entrega e os dados do remetente.

Porque é que os correios entregam encomendas em moradas erradas?

Diversas situações podem ocorrer e resultar em entregas na morada errada ou a outra pessoa. A seguir iremos explorar alguns dos motivos mais frequentes.

  • O remetente colocou o endereço de entrega errado

Este é um dos erros mais comuns e pode acontecer a qualquer um. Ao comprar um produto em lojas virtuais como Custo Justo, OLX ou eBay, deve prestar muita atenção ao preencher os dados de entrega. Se percebe que colocou a morada de entrega errada antes de receber a confirmação do pedido, pode ainda pedir para que sejam feitas alterações. No entanto, uma vez estando o pedido confirmado e processado, dependendo do serviço de correios contratado, poderá não ser possível realizar alterações. Entre em contacto com a empresa transportadora assim que possível para que possa avaliar individualmente o seu pedido.

  • O endereço de entrega incorreto foi corrigido já depois de o pedido ter sido processado

Poderá também ocorrer um erro na entrega caso tenha alterado os dados de entrega após o pedido já ter sido confirmado e processado. Por vezes leva algum tempo até que o sistema processe uma alteração e o armazém ou estafeta responsável pelo seu envio pode não receber a atualização a tempo. Deste modo, a encomenda pode ainda ser entregue no endereço errado.

  • A morada está incompleta ou é difícil de encontrar

Ao preencher os dados de entrega de um pedido, deve sempre inserir todas as informações de que o estafeta possa necessitar para realizar a entrega. Tal inclui, por exemplo, o número do apartamento e o nome que consta na campainha. Se organizar um envio para um hotel ou uma universidade, deve deixar esta informação clara para que o estafeta deixe a sua encomenda na receção.

A parte mais importante ao preencher o endereço de entrega é o código postal. As empresas transportadoras utilizam-no no processo de triagem de encomendas, que é normalmente realizado através de máquinas. Se a morada não coincidir com o código postal, pode levar algum tempo até que o erro seja identificado.

É também muito importante que o contacto telefónico facultado esteja correto e que seja um número local. Desta forma, o estafeta poderá contactar o destinatário a fim de receber mais informações acerca da morada de entrega.

O que acontece quando a morada de entrega está incompleta?

Nos casos em que a morada de entrega esteja incompleta ou quando a empresa de correios não consegue encontrar o endereço, uma de duas situações pode ocorrer:

  • O estafeta ou a transportadora tentará contactar o destinatário através do número de telefone facultado (desde que seja um número local) para obter mais dados sobre a morada de entrega.
  • A encomenda pode ser devolvida ao remetente caso não haja resposta por parte do remetente ou do destinatário.

Tenha em consideração que cada transportadora e serviço de correios tem as suas próprias regras e processos internos. Se ainda tem alguma questão ou gostaria de obter mais informações, não hesite em entrar em contacto com os nossos especialistas.