Encomenda não entregue? O que isso quer dizer?5 min read
encomenda não entregue ao destinatário

Fez a reserva de envio de uma encomenda e só depois descobriu que ela não foi entregue?

Se seu pacote foi classificado como “remessa não entregue”, este artigo irá ajudar-lhe. Vamos abordar as questões que envolvem esse tema e discutir o que exatamente significa “uma encomenda que não entregue ao destinatário”.

Onde poderá ver se sua remessa é considerada como “impossível de ser entregue”?

Sistema de rastreamento

Sempre que precisar de atualizações sobre o status da sua encomenda, entre no site da empresa de transportes e coloque o número de rastreamento que recebeu ao fazer a reserva.

No site poderá ainda verificar se sua remessa está marcada como não entregue. A mensagem pode ser diferente dependendo do fornecedor de logística. Em geral é algo como “encomenda não entregue”, “remessa não entregue” ou “encomenda não enviada”.

Na maioria dos casos, não será possível encontrar a explicação completa no sistema de rastreamento da empresa de transporte. Esta é a razão pela qual deverá recorrer ao fornecedor do serviço de logística ou a plataforma online de reservas para saber o que aconteceu. Eles serão capazes de lhe dizer o motivo exato pelo qual seu pacote não pôde ser enviado para o endereço do destinatário.

Apenas lembre-se sempre de que a responsabilidade de verificar constantemente o sistema de rastreamento é do cliente.

Por que o sistema de rastreamento mostra um status de “encomenda não entregue”?

Há muitas razões para isso. Aqui, mostramos os mais comuns. Note que informações e procedimentos podem ser diferentes de um provedor de logística para outro.

A situação mais comum é:

  • O conteúdo da remessa ou da embalagem está danificado

Tenha em consideração que ao longo do trânsito, um carregamento é carregado e descarregado muitas vezes, sendo manuseado de forma manual e também mecânica. Uma embalagem que não foi feita de forma adequada poderá sofrer danos ao ser transportada.

Em alguns casos, os provedores de serviços de logística podem tentar embalar novamente ou colocar a encomenda em uma nova caixa de papelão ou outro tipo de caixote. No entanto, se estiver muito danificada é mais provável que eles não consigam fazer uma nova embalagem.

  • O envio contém itens proibidos

Sua remessa será escaneada muitas vezes durante o percurso fazendo com que as empresas de logística descubram a presença de itens que não são permitidos para o transporte, como baterias de lítio. Se o conteúdo do seu pacote parecer suspeito, eles podem abri-lo para verifica-lo detalhadamente.

Portanto, certifique-se de não colocar qualquer item que seja proibido. Para obter informações sobre objetos proibidos e não recomendados, consulte nosso artigo nesse link.

  • O pacote tem sinais de vazamento ou então contém itens pontudos

Se houver um cheiro estranho vindo da sua encomenda ou então manchas na embalagem, é sinal de que algo líquido foi colocado dentro da caixa. Nesse caso, o provedor de serviços de logística pode impedir o seu transporte até o destino final. Ainda, se a embalagem tiver elementos pontudos que possam danificar outras encomendas ou mesmo machucar os trabalhadores que fazem a entrega,  sua entrega com certeza será interrompida.

  • Embalagem inadequada

Se o seu pacote não estiver devidamente embalado, de acordo com os requisitos estipulados pelas empresas de transporte, o fornecedor do serviço de logística tem o direito de interromper a sua entrega e até mesmo devolvê-lo ao remetente.Pcote não entregue ao destinatário

  • O envio não é liberado pela alfândega

Caso não tenha pago os impostos alfandegários, sua remessa não será liberada. Note que a alfândega não manterá sua remessa por muito tempo, então é aconselhável que pague as taxas o mais breve possível.

  • Etiqueta danificada

Há situações em que o rótulo danifica-se e a informação contida nele torna-se ilegível não podendo ser digitalizada.

Também pode acontecer que o rótulo se solte da embalagem. Para evitar esta situação, verifique se a etiqueta está bem presa em uma superfície plana e o material da embalagem garante a sua adesão.

  • O endereço de entrega está incorreto ou incompleto

Se não houver informações suficientes para que o estafeta localize a morada, sua remessa será considerada não entregue. Mais sobre isso, em nosso artigo especialmente dedicado a esse tema.

  • Tentativas de entrega sem êxito

Dependendo dos provedores de serviços de logística, eles podem tentar entregar a sua encomenda uma vez, duas ou até três vezes antes de armazená-la no depósito local. Se, depois de todas as tentativas, eles ainda não conseguirem entregar o pacote, terá que ir ao armazém local e levantar a encomenda por si só.

Recomendamos que entre em contato diretamente com o provedor de serviços de logística para descobrir quantas tentativas de entrega eles farão. Não se esqueça de verificar também quanto tempo o provedor de entrega de encomendas armazena a remessa em seu depósito local, antes de devolvê-lo ao endereço do remetente.

  • O destinatário não está presente ou se recusa a receber a encomenda

Certifique-se de que o destinatário esteja informado de que receberá uma encomenda. O envio de todas as informações para o destinatário é a maneira mais simples de garantir que as coisas funcionem sem problemas.

Caso tenha algum problema com recebimento de encomenda enviada pela Eurosender, entre em contato connosco pois ficaremos felizes em atendê-lo.