Não consigo localizar a minha encomenda. O que fazer?4 min read
Can't track a package

O seu envio foi recolhido pela transportadora, mas o seu número de seguimento não mostra resultados? Há vários motivos que podem fazer com que a sua encomenda não consiga ser localizada.

Ferramentas de seguimento e números de rastreamento

Atualmente, a maioria das transportadoras facultam aos seus clientes os instrumentos necessários para que possam seguir as suas encomendas ou envios online. Contudo, esta afirmação não é aplicável a todos os tipos de serviços logísticos. A informação de rastreamento pode não estar disponível para alguns serviços de transporte específicos.

Caso a transportadora com que espera receber ou enviar uma encomenda disponibilize um número de seguimento com o qual possa rastrear o estado do seu envio, normalmente irá facultar este dado no dia anterior à recolha do volume ou mesmo no próprio dia. No entanto, tenha em consideração que na maioria das vezes, o sistema de rastreamento irá disponibilizar a informação apenas depois da recolha do envio. E, assim sendo, se a ferramenta de localização mostrar o número de rastreamento inserido como inexistente, a causa pode ser simplesmente o facto de o volume ainda se encontrar consigo.

 

Verifique o estado do seu pedido de envio

Apenas após a confirmação do seu pedido, será atribuído um número de rastreamento ao seu envio de acordo com a transportadora que irá efetuar o serviço de transporte. Caso não tenha recebido um número de localização, o motivo para tal pode dever-se ao facto de o seu pedido ainda não ter sido confirmado. Poderá, neste caso, contactar diretamente a transportadora e verificar situação para evitar quaisquer atrasos. Caso tenha reservado o seu envio com a Eurosender, poderá utilizar a nossa ferramenta de rastreamento para seguir a sua encomenda.

Tenho um número de seguimento, mas ainda assim não consigo rastrear o meu volume

Excluindo algumas transportadoras que poderão pedir para que imprima a etiqueta de envio e que a afixe ao volume por si próprio, a maioria dos estafetas irá trazer a etiqueta de envio aquando da recolha e irá receber o número de rastreamento diretamente por email.

Embora não seja muito comum, este número de rastreamento poderá ser diferente do número que irá constar na etiqueta de envio que o estafeta irá trazer. Desta forma, se estiver a tentar localizar a sua encomenda com um destes números de rastreamento e o mesmo for considerado inexistente ou incorreto, deverá tentar utilizar o outro que irá provavelmente funcionar.

 

Não consigo rastrear o meu volume – significa que o mesmo não foi enviado?

O estado da entrega da sua encomenda ou volume é atualizada de cada vez que o seu volume é lido nos armazéns das transportadoras. Caso o número de seguimento não mostre resultados novos, poderá verificar novamente mais tarde. Poderá ter simplesmente acontecido que a sua encomenda ainda não tenha chegado ao novo local de armazenagem e recanalização.

 

Não consigo localizar a minha encomenda com a ferramenta de seguimento da transportadora

Quando não consegue localizar a sua encomenda na página da transportadora responsável, o melhor será mesmo contactar a transportadora de forma a obter todas as informações atualizadas. O sistema de rastreamento pode ainda não ter sido atualizado ou não estar em funcionamento no momento em que tentou localizar a sua encomenda ou envio.

Quando pesquisa um número de rastreamento na ferramenta de localização de uma transportadora, podem ser apresentados vários estados. Se não tem a certeza acerca do significado de cada um, poderá consultar a nossa página dedicada à explicação dos diferentes “Estados de envio” ou entrar em contacto connosco.