Pacote sumiu! Como encontrar encomenda?6 min read
Pacote extraviado o que fazer

Ao usar serviços de envio de pacotes, é importante que saiba o que fazer para encontrar encomenda.

Ao tomar medidas corretas, terá grandes chances de evitar que situações chatas como essa aconteçam. Esse artigo tem o objetivo de ajudá-lo com informações importantes sobre como prevenir que um pacote seja considerado perdido ou extraviado e, caso isso aconteça, que medidas tomar. Tentamos englobar todos os possíveis cenários que podem ocorrer antes, durante e depois de usar serviços de entrega, trazendo explicações detalhadas. A equipe da Eurosender quer garantir que seus clientes estejam bem-informados e saibam como proceder em casos como esses.

Vamos começar com o pior cenário? Sua encomenda não chegou! E agora? O que fazer? Como evitar que isso aconteça novamente?  

Quais são os motivos mais comuns para que um pacote se perca?

Na maioria dos casos, um pacote é perdido pois:

  • Morada de destino escrita de forma errada ou incompleta – isso pode acontecer devido a informações incorretas, palavras com erros ortográficos, números invertidos ou endereço incompleto (detalhes importantes do endereço não foram incluídos). Os detalhes de uma morada são ainda mais importantes se a entrega tiver que ser feita em um local remoto;
  • Pacote entregue no local errado – raramente as encomendas são entregues no endereço errado. Mas pode acontecer. O motivo pode ser, por exemplo, uma rua de nome parecido ou um código postal errado;
  • A etiqueta desgruda da embalagem – para que o rótulo fique colado no pacote e não se solte, a superfície da embalagem ou da mala deve ser aderente. Uma maneira de garantir a adesão é ter o pacote envolto em filme plástico;
  • Alfândega – alguns itens exigem documentação especial para cruzarem fronteiras entre países. Deverá ter toda a documentação preparada para que o envio passe por todos os pontos aduaneiros. Caso contrário, isso poderá causar impedimento na entrega de sua encomenda.

Como verificar se algo deu errado com a entrega?

Hoje em dia, a maioria das empresas de transporte tem ferramentas de rastreamento online disponíveis, que podem ajudar os clientes a acompanharem o progresso do pacote. Toda encomenda que foi levantada recebe um número de rastreamento.

Pacote extraviado o que fazer

O paradeiro do pacote geralmente é atualizado sempre que ele chega a um depósito e é escaneado. Desta forma, os clientes ficam a saber onde o caixote estará em um determinado momento. Caso algo errado aconteça durante o percurso, o sistema mostrará essas informações.

Normalmente, o sistema é atualizado em menos de 48 horas.

Importante! O sistema de rastreamento geralmente não exibe nenhuma informação que indique que um pacote foi extraviado. Alguns indicadores de uma encomenda perdida  ou de um pacote que teve problemas durante o percurso são:

  • Atualizações incomuns;
  • Nenhuma atualização de status por mais de 48 horas;
  • Atraso na entrega dos pacotes em comparação com o tempo de trânsito estimado.

Deverá notar que algumas atualizações são escritas apenas para comunicação interna da empresa de transporte e, portanto, o cliente poderá ter dificuldades para descobrir o que significam. Isso não quer dizer necessariamente que algo deu errado. Para sua tranquilidade, poderá sempre recorrer à empresa com a qual reservou os serviços de transporte e pedir-lhes mais informações a fim de tentar obter mais detalhes.

Como ver o status do pacote que espera receber?

Se está a esperar uma encomenda e não foi quem fez a reserva do serviço de envio, pergunte à pessoa de contato que o fez. Ela/Ele terá todas as informações de que precisa e poderá dizer-lhe qual é o número de rastreamento atribuído ao seu pacote.

Desta forma, poderá manter-se atualizado sobre o itinerário de seu pacote.

Pacote desaparecido? Antes de assumir isso, procure um aviso de entrega.

Antes de declarar um pacote perdido para as empresas envolvidas no processo, tente encontrar quaisquer avisos de entrega.Bilhete notificação de entrega de encomenda perdida

Quando o estafeta da empresa de transportes tenta entregar a caixa para o destinatário da encomenda, mas não encontra ninguém no endereço especificado, ele deixará um aviso de que ele tentou fazer a entrega. Poderá encontrar um bilhete na sua caixa postal, debaixo do tapete em frente da sua porta, preso na sua porta ou na janela, ou mesmo na casa de seus vizinhos.

Em alguns casos raros, se o mensageiro avaliar como uma opção segura, ele pode entregar o pacote para seus vizinhos. Aconselhamos que pergunte aos seus vizinhos se por acaso eles receberam uma encomenda que não era para eles.

Se mora em um apartamento, verifique se o estafeta deixou o pacote na receção ou entrada (se houver). Ele também pode ter entregue o pacote ao porteiro ou ao administrador do prédio.

Se o endereço de entrega for uma instituição, é mais provável que o entregador tenha deixado o pacote em uma sala de correspondência ou na receção.

Bem, o que fazer se concluir que seu pacote foi realmente perdido ou extraviado?

A primeira coisa que precisa fazer é entrar em contato com a empresa onde fez o pedido. Se fez a reserva da entrega de encomendas por meio de uma plataforma online, deverá primeiramente entrar em contato com eles. A plataforma online funciona como um intermediário entre os clientes e os provedores de serviços de entrega e transporte. Eles podem atuar em seu nome em qualquer interação com a empresa de correio, caso haja algum problema.

Quando reserva serviços por meio de tais intermediários, é muito importante que os notifique o mais rápido possível. Eles só poderão ajudá-lo e dar-lhe instruções depois de receberem uma notificação. Certifique-se de fornecer-lhes o número de rastreamento correto e qualquer informação relevante. Só depois disso começarão a investigar o caso. A partir daí, eles dirão quais devem ser os próximos passos.

Observe que, no momento em que traz o caso para a atenção da empresa, o pacote ainda não é considerado perdido.

O que a empresa irá pedir para que a investigação começa?

A fim de encontrar seu pacote ou mala em seus depósitos, a empresa de transporte solicita que forneça uma descrição detalhada da caixa. Geralmente, as empresas de envio solicitarão uma descrição de:

  • a maneira como está empacotada;
  • tamanho e cor;
  • características externas e internas que podem ajudar;
  • conteúdo do pacote.

Quanto tempo precisará esperar até receber uma resposta?

Dependendo da empresa de transporte que realizou a entrega, poderá levar até 2 meses até que uma embalagem seja declarada perdida.

Um pacote é declarado extraviado apenas depois que a empresa de correio estuda cuidadosamente a situação. Se não conseguem encontrar o pacote em nenhum dos depósitos por onde passou, ele é considerado pacote perdido ou desaparecido.

O que fazer depois que o pacote é declarado perdido?

Se o seu pacote estiver segurado, poderá iniciar um procedimento de reclamação para recuperar perdas. A empresa de transporte exigirá provas do conteúdo do pacote e de seu valor. Só assim, irão avaliar se a situação é apta para o reembolso.