Entrega em áreas residenciais. Veja como funciona!4 min read

A grande vantagem dos serviços porta-a-porta é a comodidade de ter a encomenda recolhida ou entregue na morada que desejar.

Como funcionam as entregas em áreas residenciais?

Serviços de entrega porta-a-porta de encomendas têm se tornado, nos últimos anos, a escolha preferida de muitos portugueses devido à sua praticidade. No entanto, para que funcione perfeitamente, é preciso levar em consideração um detalhe muito importante: a sua morada precisa ser de fácil localização. Parece simples, mas pode não ser.

Acredite: mesmo que more no centro de Lisboa, o estafeta da empresa de logística poderá ter dificuldades em achar seu endereço se os dados fornecidos não forem apurados. Muitas vezes, acontece de o estafeta simplesmente não conseguir achar o número da casa e, portanto, não conseguirá fazer a recolha ou entrega. Pode acontecer também que as coordenadas sejam de um estabelecimento comercial, mas ao chegar ao local indicado, o motorista percebe que, na verdade, trata-se de uma residência onde não tem ninguém para receber o pacote.

As comunidades fechadas, muradas ou condomínios também podem ser um problema para o serviço de entrega de encomendas. As encomendas destinadas a um condomínio ou área residencial fechada normalmente são entregues ao porteiro, guarda ou síndico daquele lugar. Mas caso o prédio não tenha um porteiro, aí pode ser um problema pois o estafeta pode não conseguir subir até o seu apartamento. Caso tenha um porteiro, deixe-o saber que está à espera de uma entrega de encomenda. Se não tem certeza se um pacote foi entregue, verifique então com seu vizinho; pode ser que a caixa tenha ido parar na casa ao lado.

Lembre-se de que os estafetas das empresas de entregas normalmente não telefonam quando estão chegando; apenas alguns raramente o fazem. Certifique-se de que sua encomenda esteja pronta para ser levantada pelo estafeta e que tenha alguém informado em sua casa sobre a retirada tão aguardada do pacote. Isso é ainda mais importante caso more em um condomínio ou propriedade fechada, murada ou protegida por um portão.

Outra coisa que pode acontecer é que não se dê conta de que a empresa de entregas, na realidade, já esteve em sua morada alguns dias antes caso o estafeta não tenha deixado nenhum aviso em sua porta. Na maioria dos casos, a segunda tentativa de entrega será feita automaticamente e sem custos adicionais. Se não for bem-sucedida, sua encomenda então será levada para o depósito da empresa de logística onde deverá ser mantida pelo prazo de uma semana.

Os endereços de unidades múltiplas (dormitórios estudantis, complexos de apartamentos, condomínios, resorts) também podem causar alguns problemas para a entrega de encomendas em áreas domiciliares. Se seu endereço não incluir o nome ou o número da unidade e ainda o número de apartamento, será muito mais difícil e demorado (ou às vezes, impossível) para o mensageiro encontrar sua morada. Certifique-se de fornecer o endereço certo e completo e informar qualquer pessoa na receção sobre a retirada ou entrega de uma encomenda.

entrega de encomendas em areas residenciais

O que mais poderá fazer para garantir um levantamento ou entrega bem-sucedida de sua encomenda?

As soluções para problemas corriqueiros com a entrega em áreas residenciais são:

  • Forneça o máximo de informação possível quando fizer a reserva (código de acesso, nome que está escrito no interfone, campainha e porta);
  • Certifique-se de que escreveu corretamente o endereço;
  • Considere a entrega de ou para o seu local de trabalho – forneça um endereço comercial que seja mais fácil de ser encontrado;
  • Aproveite a comodidade das redes de retirada e entrega de encomendas disponíveis em Portugal e em Londres caso não possa ficar em casa o dia todo;
  • Verifique se seu nome está escrito na sua porta, interfone, campainha, caixa postal;
  • Informe o guarda, o rececionista, sua família e até seus vizinhos sobre a retirada ou entrega e considere deixar a encomenda aos seus cuidados;
  • Siga o sistema de rastreamento. Sempre! Caso o número de rastreamento da encomenda mostre que a encomenda foir entregue ao destinatário, mas não a recebeu, entre em contato com a empresa de entregas.

Veja o que fazer se sua encomenda foi entregue no local errado, está perdida ou não tenha sido entregue.

Caso tenha alguma dúvida, não deixe de escrever-nos! A Eurosender tem uma equipe que poderá sempre auxiliá-lo.