Tentativa de Entrega Não Conseguida (2024): Como Acontece e o Que Fazer?8 min read
failed delivery attempt

Nem sempre as transportadoras conseguem entregar as encomendas na primeira tentativa: sejam estas encomendas entre particulares ou da sua loja online preferida. veja o que acontece quando a sua entrega da Shein, Aliexpress ou Shopee falha.

Veja também:

O que acontece com uma tentativa de entrega mal sucedida?

Uma entrega sem sucesso significa que a transportadora tentou efetuar a entrega, mas esta não foi possível. Quando tal acontece, na maioria das vezes o estafeta irá deixar um recado na morada indicando a tentativa de entrega malsucedida e tentará fazer uma nova entrega, apesar de tal não ser obrigatório. Ainda assim, esta tentativa de entrega aparecerá no acompanhamento online que o cliente pode consultar a qualquer momento.

Ir para

Os 2 motivos mais comuns para entregas não conseguidas

Existem duas situações comuns onde acontecem tentativas de entrega sem sucesso.

  1. O destinatário está ausente durante a tentativa de entrega e não há ninguém na morada para receber a encomenda.
  2. A entrega não é efetuada devido a morada incorreta ou insuficiente. É preciso ter muita atenção ao preencher as informações de pedidos e compras online para que não haja falhas na tentativa de entrega da Aliexpress, Shopee, Amazon, ou qualquer outra loja online.

O estafeta irá ligar-me caso não consiga efetuar a entrega?

Na grande maioria dos casos, o estafeta irá tentar contactar o destinatário através do número de telefone facultado, antes de declarar a entrega como não efetuada. Ainda assim, a maioria das transportadoras não tem esta obrigação pelo que, caso a morada se encontre incorreta ou não se encontre ninguém na morada de destino, o estafeta poderá simplesmente deixar uma nota de entrega não efetuada.

Veja também:

O que acontece quando a transportadora não consegue entregar?

Se a transportadora não conseguir entregar a encomenda, poderá ocorrer uma destas três situações.

    1. Nova tentativa de entrega: O estafeta deixa uma mensagem com indicação da data da nova tentativa de entrega ou um contacto telefónico para que possa reagendar a entrega da encomenda.
    2. Encomenda deixada noutro sítio: O estafeta deixa uma mensagem informando que a encomenda foi deixada noutro sítio*. O destinatário deverá portanto recolhê-la no local assinalado.
    3. Encomenda devolvida ao remetente: Após as tentativas de entrega malsucedidas, a encomenda ficará a aguardar por 5 a 10 dias úteis na loja ou armazém. Caso não seja levantada, é devolvida ao remetente, sem compensação para o destinatário.

* “Noutro sítio” pode ser:

  • a casa de um vizinho;
  • um ponto de levantamento ou recolha, como os oferecidos pela GLS e Chronopost;
  • ou o armazém da transportadora.

E a entrega não efetuada for de uma loja online?

O procedimento de entrega das suas compras nada tem a ver com a loja de onde fez a encomenda. Desta forma, seja a sua encomenda da Shopee, Aliexpress, Shein ou qualquer outra loja, o procedimento de entrega irá sempre depender das regras internas da transportadora. Mas fique descansado!, porque na maioria dos casos a entrega volta a ser efetuada no dia seguinte.

Caso queira evitar uma entrega sem sucesso, reserve o seu envio com a Eurosender. Trabalhamos com as transportadoras mais confiáveis, e estamos abertos à comunicação a todo tempo para que a sua experiência seja a mais tranquila possível.

Quantas vezes tenta o correio ou a transportadora entregar uma encomenda?

De forma geral, as transportadoras realizam duas tentativas de entrega de encomendas. Em sítios de difícil acesso, a transportadora pode efetuar apenas uma tentativa de entrega da encomenda. Esse é o caso para algumas cidades mais isoladas ou ilhas mais pequenas, por exemplo, onde só é possível chegar de avião. Em casos destes, as transportadoras não realizam entregas todos os dias.

Como evitar uma tentativa de entrega sem sucesso devido a destinatário ausente

O horário normal de entrega das transportadoras é entre as 9:00 e as 18:00 em dias úteis. Sabemos que estar presente em casa durante todo este tempo pode ser difícil, especialmente em dias de trabalho. Caso seja possível:

  • Tente pedir ajuda a algum conhecido da sua confiança que possa estar no local de entrega e receber a encomenda por si.
  • Esteja atento ao telemóvel facultado para a entrega uma vez que a transportadora poderá tentar ligar-lhe antes de efetuar a entrega.
  • Alternativamente, poderá pedir ao estafeta que deixe a sua encomenda com um vizinho ou mesmo pedir à transportadora para alterar a morada de entrega.
  • Por fim, poderá pedir à transportadora para fazer o levantamento numa parcelshop.

Ainda que não possamos garantir que o estafeta irá aceder ao seu pedido, vale a pena tentar. As transportadoras fazem o máximo para oferecer um serviço cada vez melhor. Algumas transportadoras já disponibilizam inclusivamente um sistema que informa o cliente sobre o nome do estafeta responsável e o prazo aproximado de entrega.

Veja também:

Como evitar uma entrega sem sucesso por morada incorreta

Ao efetuar o seu pedido, certifique-se de preencher a morada completa com todos os detalhes necessários. É muito importante informar corretamente o nome do destinatário, tendo em consideração as regras de cada país. Na Alemanha, por exemplo, o nome na encomenda deve ser exatamente igual ao nome da campainha para que a transportadora possa realizar a entrega.

Caso a morada de destino não seja residencial, mas uma empresa ou um hotel, certifique-se de que insere esta informação no pedido. Se o destino for um hotel, por exemplo, escreva “recepção” no nome e especifique que se trata de um hotel. O mesmo é válido para entregas em empresas. Se não estiver claro que a encomenda deve ser entregue numa empresa, o estafeta pode não tentar efetuar a entrega. Como as empresas recebem encomendas muito frequentemente, muitas vezes os estafetas preferem não incomodar. Além disso, deve sempre inserir o nome da empresa quando envia algo para uma morada empresarial.

Falha na tentativa de entrega da Aliexpress

Ao falar de empresas globais de logística, notificações como, por exemplo, “Falha na tentativa de entrega Aliexpress” não é algo tão raro! O mesmo se aplica a outras plataformas gigantes de vendas online, como a Amazon ou eBay.

As regras que se aplicam em entregas da Aliexpress, Shopee ou qualquer outra loja online são as mesmas que as descritas em cima. Dependendo do tipo de serviço de correio utilizado, poderá ter de levantar a encomenda num posto de correios, agendar uma nova entrega ou alterar a morada de entrega.

Em termos gerais, e encomenda será devolvida à Aliexpress após 15 dias, contados a partir do primeiro aviso de tentativa de entrega.

Considerações finais sobre tentativas de entrega não efetuadas

Apesar de fornecer o telefone do destinatário durante o pedido, tenha em mente que o estafeta não tem obrigação de ligar antes da entrega. Caso este opte por fazê-lo, tenha em consideração que apenas irá contactar número locais.

Ao concordar com os termos e condições da transportadora e da Eurosender, os clientes assumem a responsabilidade de verificar frequentemente o estado do seu envio. Se houver algo de errado no acompanhamento, o cliente deve contactar a transportadora ou a Eurosender assim que possível. Desse modo, podemos prestar auxílio de forma mais eficaz em caso de tentativa de entrega malsucedida.

Se encontrar algum aviso de “tentativa de entrega falhada”, “destinatário ou cliente ausente”, “morada de entrega incorreta ou insuficiente” ou “encomenda recusada pelo destinatário”, entre em contato connosco para que o possamos ajudar a resolver a situação da melhor forma possível.