Entrega de Encomendas ao Vizinho (Correios e Transportadora)5 min read
Parcel left at neighbour's place

Tudo sobre a prática de entrega de encomendas ao vizinho

Existem duas situações em que os estafetas podem entregar encomendas ao vizinho: quando não encontram ninguém na morada ou quando o remetente pediu que a entrega fosse realizada para o vizinho antecipadamente. Neste artigo, sumariámos ambos os casos para que saiba o que fazer nestas situações.

Pular para:

O vizinho recebeu a minha encomenda sem autorização – o que fazer?

Percebemos que descobrir que a sua encomenda foi entregue ao vizinho sem a sua autorização é uma experiência muito desagradável. Caso aconteça consigo, estes são os possíveis cenários:

Pode pedir a encomenda de volta e o vizinho concordar

Quando o vizinho recebeu a sua encomenda sem autorização, o primeiro passo é contactar o vizinho para pedir a sua entrega de volta. Na melhor das hipóteses, a sua encomenda será devolvida sem problemas.

O vizinho pode recursar-se a devolver a sua encomenda

Infelizmente, existem casos em que o vizinho em questão não aceita devolver a encomenda. Esta é uma situação frustrante pois não há muito o que fazer.

Caso consiga provar que a encomenda foi entregue no vizinho sem a sua autorização, uma opção é contactar as autoridades locais.

O vizinho pode negar que recebeu a sua encomenda

Esta é a situação mais complicada dentre os cenários possíveis. Se a transportadora diz que entregou a encomenda ao vizinho, mas o mesmo não reconhece que recebeu o seu artigo, pode ser que o vizinho esteja a mentir ou que a encomenda tenha sido perdida.

Se a transportadora facultou prova de que a encomenda foi entregue no endereço, a única opção que resta é contactar as autoridades locais e reportar a sua encomenda como perdida.

Leia mais:

A correspondência foi entregue ao vizinho – o que fazer?

Se a sua correspondência foi entregue ao vizinho por engano apenas uma ou duas vezes, provavelmente este foi um erro da parte do estafeta. Para recuperar a sua correspondência, terá de entrar em contacto com a pessoa que a recebeu.

Para evitar que este erro continue a acontecer, recomendamos que entre em contacto com os CTT ou a empresa de correios responsável e coloque uma reclamação.

Se a sua correspondência está a ser entregue ao vizinho de forma recorrente, pode ser que exista algum problema na forma em que o seu endereço está registado. Verifique a informação da caixa de correio, a visibilidade do número da morada, e certifique-se de que as correspondências contêm a informação correta.

Como evitar que o vizinho receba as suas encomendas sem autorização?

Antes de reservar o serviço de envio, verifique a política da empresa escolhida. Normalmente, as transportadoras comunicam nos seus Termos & Condições se autorizam a entrega de encomendas e correspondências ao vizinho caso o destinatário não esteja presente. A DHL, por exemplo, é uma das empresas que autoriza este tipo de prática se necessário.

Se não quer que o vizinho receba as suas encomendas, pode solicitar que a entrega seja realizada somente a si. Durante o processo de reservas, normalmente terá um campo de comentários ou instruções onde pode inserir esta informação, ou pode entrar em contacto com a transportadora diretamente.

Posso pedir que a entrega seja realizada ao vizinho?

Caso saiba com antecedência que não poderá estar presente no momento da entrega, pode solicitar que o estafeta da transportadora entregue a sua encomenda ao vizinho. Esta solicitação deve ser feita no momento da reserva do serviço.

Algumas transportadoras e serviço de correios oferecem um serviço dedicado às entregas ao vizinho. A DHL ou os Correios do Brasil são exemplos de empresas que oferecem este tipo de serviço. Para organizar este serviço, basta pedir que a entrega seja realizada ao vizinho quando for agendar a sua encomenda.

Leia mais:

O vizinho pode receber a minha encomenda quando envio com a Eurosender?

Se reserva a entrega das suas encomendas através da Eurosender, pode utilizar o campo de Informações Adicionais para fazer esta solicitação. No entanto, tenha em conta que trabalhamos com uma vasta rede de transportadoras e nem todas as empresas permitem que o vizinho receba encomendas em nome do destinatário.

Se sabe de antemão que não poderá estar presente no momento da entrega, pode inserir a morada do vizinho diretamente no campo do destinatário se o mesmo está de acordo em receber a encomenda em seu nome.

Para saber informações específicas sobe a sua entrega, entre em contacto com a nossa equipa através do botão em baixo!