O que é o envio de encomendas ad-hoc?6 min read
Envío ad hoc

Até há algum tempo atrás, todos os envios tinham de ser extremamente bem planeados, uma vez que os transportes e comunicações eram mais lentos. Com os avanços da globalização e tecnologias, o setor da logística deve estar, também, sempre pronto para se adaptar às especificidades da procura. Desta forma, surgiu o envio de encomendas ad-hoc. Gostaria de saber o significado de ad-hoc em logística? Neste artigo explicaremos não só o significado, mas também os tipos de serviços de transporte que podem ser considerados ad-hoc.

O que são envios ad-hoc e qual o significado de ad-hoc em logística?

Ad-hoc é um termo originado do latim que significa “para esta finalidade”. Utilizado em diferentes sectores como em direito, programação ou filosofia, este termo conquistou agora também o seu lugar no mundo da logística.

Quando se fala de um envio ad-hoc em logística, fala-se de um envio com características específicas, que deverá acontecer em determinada data e hora. Este termo foi criado para lidar com problemas imprevistos e que não podem ser generalizados. Por exemplo, se precisa de um serviço de armazenagem ou se deseja enviar um item diferente como um carro de fórmula 1, um envio ad-hoc pode ser a solução ideal para si.

Na Eurosender, oferecemos três tipos de serviços que podem ser considerados ad-hoc: o serviço de oferta individual, transporte dedicado e serviço com recolha na primeira data possível. Em cada um destes serviços, o seu envio será tido em conta de forma específica e única para atender às suas necessidades.

Não tem certeza de qual o serviço ideal para si? Entre em contacto com a nossa equipa de apoio ao cliente para que lhe expliquem todas as opções e o ajudem a escolher o melhor serviço para si.

Quais as vantagens do envio de encomendas ad-hoc?

As maiores vantagens deste serviço são a flexibilidade e a possibilidade de reservar um envio de última hora. Este é o serviço ideal no caso de ter um imprevisto.

O envio de encomendas ad-hoc é normalmente mais utilizado por clientes empresariais do que particulares. Tal acontece uma vez que esta solução é ideal quando uma empresa recebe um pedido volumoso e de última hora. Nesta situação, uma proposta especial seria preparada exatamente para atender às suas necessidades e limitações relativas ao prazo.

Não significa isto que este tipo de envio pode ser utilizado apenas por empresas. Pelo contrário, como cliente particular pode também utilizar o envio ad-hoc se procura mudar-se para o exterior, por exemplo. Com o serviço de transporte dedicado, terá todos os seus itens transportados da forma mais rápida possível.

Precisa de um serviço de envio específico e eficaz mas não tem a certeza de qual é a melhor opção para si? Contacte-nos e a nossa equipa de especialistas irá responder a todas as suas questões logísticas!

Uma situação imprevista

Estes envios de encomendas urgentes não estão normalmente incluídos no calendário anual das empresas. São entregas que surgem à parte e representam custos extras. Mesmo que o custo não seja um problema, é uma situação que exige uma solução rápida. Portanto, se não tem a sua própria rede de logística, deverá procurar uma transportadora contratada.

Se procura a opção mais barata e segura, poderá reservar o serviço através da nossa plataforma e resolva a sua situação em poucos minutos. Pode ter certeza de que o preço apresentado é sempre o preço final, sem outras taxas adicionais.

Ao inserir as suas informações, a nossa moderna plataforma irá mostrar-lhe a cotação imediata para o envio pretendido com um dos nossos parceiros de logística com melhor relação preço-qualidade. É um processo muito mais simples do que enviar múltiplos e-mails a pedir cotações a diversas transportadoras antes de reservar o envio. Tem ainda acesso à nossa ferramenta de seguimento para acompanhar o seu envio em qualquer altura, para além da nossa equipa que está sempre pronta para o ajudar.

Posso utilizar um serviço de camiões ad-hoc?

Escolher o meio de transporte adequado para o seu envio é uma etapa essencial, principalmente se transporta itens frágeis ou urgentes. O serviço de camiões ad-hoc torna-se ainda mais importante quando os clientes empresariais ou particulares têm necessidade de enviar itens grandes ou múltiplos volumes.

Se o seu envio não contempla grandes quantidades e é pequeno e compacto, pode utilizar o transporte de carga fracionada (LTL). Neste caso, pagará apenas pelo espaço do camião que utilizar. Se os seus itens ocupam 1/3 do veículo, o custo é proporcional e outro cliente poderá reservar o espaço restante.

No caso de grandes quantidades, itens volumosos ou entregas com data e destinos específicos, o transporte de carga completa (FTL) é o mais indicado. Desta forma, terá o camião inteiro reservado só para si. O transporte é feito diretamente da morada de recolha até ao destino, sem paragens. Portanto, o serviço de camião ad-hoc é ideal para quem tem necessidade de organizar entregas sem flexibilidade de data e horário.

Existem outros serviços semelhantes ao transporte de camião ad-hoc?

Se deseja organizar um envio, mas não possui volume suficiente para encher um camião, oferecemos ainda uma outra opção. Com o serviço de transporte dedicado terá os mesmos benefícios do transporte FTL, mas com um veículo menor. Neste caso, o transporte é feito por carrinha ao invés de um camião.

Ao pedir uma oferta individual, os nossos especialistas de logística irão enviar-lhe uma proposta adaptada exatamente às suas necessidades.