Erasmus Global: Estudar ou estagiar no Estrangeiro com Erasmus+6 min read
Erasmus fuera de europa

Estudar no estrangeiro durante um semestre ou mesmo um ano letivo inteiro é algo que se tornou cada vez mais popular nos últimos 30 anos. E agora, com o programa Erasmus+, as possibilidades tornaram-se ainda maiores, sobretudo dentro da União Europeia. Contudo, o programa Erasmus+ não fica por aí e estudar ou estagiar fora da Europa é algo tão apelativo quanto possível. Participar num programa Erasmus ou Erasmus+ é uma experiência única que irá marcar todo o teu futuro. Por isso mesmo, compilámos um guia onde explicamos o que precisas de fazer para estudar ou estagiar fora da Europa.

É possível estudar ou fazer um estágio fora da Europa com o programa Erasmus+?

Se queres estudar ou fazer um estágio fora da Europa, tens duas opções:

  • Escolher um país que participe no programa Erasmus+: Estes são os países pertencentes à União Europeia (incluindo o Reino Unido) e ainda a Islândia, Macedónia do Norte, o Liechtenstein, a Noruega, a Sérvia e a Turquia.
  • Escolher um país que seja parceiro do programa Erasmus+: Incluem-se aqui todos os outros países espalhados pelo mundo. Para saberes mais sobre que países estão incluídos nesta lista, podes visitar esta página.

Enquanto que os países participantes no programa Erasmus+ são admitidos para todo o tipo de intercâmbios; os países que não pertençam à Europa já estão sujeitos a certas restrições. Desta forma, embora os critérios de admissão sejam mais rígidos, é possível inscreveres-te no programa Erasmus+ para estudar ou estagiar fora da Europa.

Como entrar no programa Erasmus+ para estudar ou estagiar no estrangeiro?

Quer queiras estudar ou fazer um estágio na Europa ou num país fora da Europa, há coisas que são sempre iguais. Vê em baixo o que precisarás de preparar quando planeias inscrever-te no programa Erasmus+:

  • Inscreve-te no programa Erasmus+ na tua Universidade: pergunta no departamento responsável, quais as possibilidades de fazeres Erasmus+ Global e preenche todos os documentos necessários. Após teres sido aprovado e a tua bolsa estar confirmada, começa a preparar os próximos passos.
  • Encontra acomodação: algumas universidades têm dormitórios, sendo esta uma opção prática e barata. Podes também optar por procurar um quarto num apartamento perto da faculdade, instituto ou empresa onde vais estudar ou estagiar. Escolhe de acordo não só com a tua preferência, mas também do teu orçamento.
  • Faz um seguro de saúde: dentro da União Europeia apenas irás precisar do Cartão Europeu de Saúde. Este cartão permite-te ter acesso aos serviços de saúde de todos os países pertencentes à UE bem como da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Vê mais sobre o Cartão Europeu de Saúde aqui. Ainda assim, podes fazer um seguro adicional, dependendo do sistema nacional de saúde do país onde vais estudar ou estagiar.
  • Fala com o teu banco: será que faz sentido abrir uma conta no estrangeiro? A melhor forma de saber é perguntares diretamente ao teu banco.

Ao optares por estudar ou fazer um estágio fora da Europa pelo programa Erasmus+, poderás ter de preparar mais algumas coisas:

  • Pede o teu Visto: enquanto que na Europa, o espaço Schengen permite atravessar as fronteiras de 26 países livremente, quando escolhes um país para estagiar fora da Europa, poderás precisar de um Visto, para além do Passaporte. O procedimento de requisição de um Visto pode ser longo e moroso pelo que pedir este documento deve ser a tua prioridade.
  • Faz um seguro de saúde: o Cartão Europeu de Saúde só é válido na União Europeia pelo que, ao optares por estudar ou estagiar fora da Europa, vais precisar de fazer um seguro de saúde.
  • Documentos requisitados pela Universidade de destino: estudar fora da Europa significa também que terás de te candidatar a programas com menos vagas pelo que terás provavelmente de entregar alguns documentos como: cartas de recomendação, certificados linguísticos, carta de motivação, boletim de notas, entre outros.
  • Tem as vacinas em dia: caso tenhas escolhido um país exótico ou tropical, deves ir antes à Consulta do Viajante e levar algumas vacinas adicionais.

 

Porquê ganhar experiência fora da Europa com o programa Erasmus+?

Estudar ou estagiar fora da Europa pode ser difícil e desafiante, mas tudo isto significa também que vale a pena. Vê em baixo algumas das razões por que é melhor estudar ou estagiar fora da Europa com o Erasmus+:

  • Vais sair da tua zona de conforto: é diferente estudar num país vizinho do teu, ou num país a 5.000Km de distância. Vais tornar-te numa melhor versão de ti próprio.
  • Vais mudar: não é fácil reproduzir o mesmo modo de vida quando estás longe da tua cultura nativa. Adaptares-te ao teu novo ambiente vai permitir-te começar uma vida totalmente nova e diferente que te dará o poder de fazeres desta uma experiência única.
  • Descobre novas culturas: ao escolheres o programa Erasmus Global vais conhecer outros estudantes que, tal como tu, decidiram deixar os seus países nativos para viver no outro lado do mundo. Conhece e enriquece-te ao descobrires sobre as culturas e hábitos de tantas nacionalidades diferentes.

Os critérios de admissão irão depender de país para país mas poderás saber mais na tua universidade ou através da página da Comissão Europeia sobre o assunto.

Na Eurosender já vimos dezenas de estudantes que chegam à sua universidade de Erasmus com 3 malas mas querem voltar a casa com 5. Com a Eurosender, não precisas de deitar fora os teus pertences ou pagar taxas elevadas de bagagem adicional: basta enviares a tua bagagem de volta para casa connosco. Para saberes mais sobre como enviar bagagem, podes contactar-nos ou visitar diretamente a nossa página sobre o assunto.