Como Rastrear uma Encomenda sem Código de Envio?6 min read
como rastrear un envío sin número de seguimiento

Tem uma encomenda a caminho, mas não sabe qual o código de rastreamento? Neste artigo, sugerimos várias soluções para rastrear um pacote ou mercadoria que não possua código de envio.

Leia também:

Existe alguma forma de rastrear uma encomenda sem ter o código?

Apesar da maioria das ferramentas de rastreamento funcionar com o número de seguimento, existem outras alternativas para encontrar um objeto sem o código de envio. Estas são as soluções mais práticas para rastrear a localização de uma mercadoria sem código:

3 formas de rastear uma encomenda sem código

1. Contacte o destinatário

Pode parecer óbvio, mas na maioria dos casos em que o remetente pensa que a encomenda está atrasada e começa a pesquisar a sua localização, o envio já foi entregue sem que ele saiba. Quando os objetos são enviados sem código de rastreio, o remetente normalmente não recebe nenhum tipo de confirmação da entrega.

Portanto, antes de procurar formas de rastrear a sua encomenda sem o código de seguimento, entre em contacto com o destinatário para garantir que a entrega ainda não foi realizada.

2. Contacte a empresa transportadora

A próxima alternativa para encontrar o seu objeto sem código de envio é entrar em contacto com a empresa transportadora. Nalgumas situações, os correios ou a empresa de logística podem rastrear a mercadoria sem código se facultar informações contidas na fatura ou no e-mail de confirmação da entrega.

Da mesma forma, se o motivo pelo qual não consegue rastrear a sua encomenda é porque perdeu o código de envio, a empresa transportadora poderá ajudá-lo a recuperar o número. Se enviou a sua encomenda com a Eurosender, entre em contacto com a nossa equipa.

Ao contactar a empresa transportadora, tenha em mãos os dados do envio, como nome e endereço do destinatário e número do pedido.

Saiba mais sobre:

3. Verifique a fatura ou e-mail de confirmação

O número de seguimento normalmente pode ser encontrado na fatura ou no e-mail de confirmação do pedido. Caso não encontre o código de envio do objeto, a empresa normalmente consegue rastrear a mercadoria sem código utilizando o número do pedido ou da fatura.

Posso rastrear uma encomenda através nome do destinatário com os correios?

Depende da empresa responsável pelo seu envio.

Se organiza a sua entrega com os CTT, não será possível rastrear a sua encomenda pelo nome do destinatário. Não é possível acompanhar a localização de objetos sem código de envio entregues através de serviços que não incluem rastreamento. Caso o seu envio tenha a opção de seguimento, mas tenha perdido o número do código de envio, a melhor solução é entrar em contacto com os CTT por telefone ou pessoalmente.

Se organiza a sua entrega com os Correios do Brasil, é possível rastrear a sua encomenda pelo nome do destinatário utilizando o número do CPF ou CNPJ. Para que esta opção esteja ativada, o remetente deve ter inserido tais informações ao realizar o envio.

Posso rastrear uma encomenda pelo nome do destinatário com a Eurosender?

Não é possível rastrear uma encomenda utilizando o nome do destinatário através da nossa ferramenta de seguimento. Esta ferramenta virtual só funciona com o número de seguimento ou o número do pedido.

No entanto, caso tenha uma conta na plataforma da Eurosender, poderá encontrar o registo de todos os seus envios diretamente no seu painel de controlo. Não será preciso tomar nota de cada código de envio separadamente, pois todas as informações das suas entregas ficarão reunidas num só sítio.

Precisa de alguma ajuda no envio organizado connosco?

rastreamento com a eurosender

Como saber se o código de rastreamento é verdadeiro?

Os códigos de rastreamentos podem conter letras e números, e são normalmente formados por uma sequência única de 8-40 caracteres. Cada empresa transportadora tem o seu próprio sistema, portanto o código de rastreio de uma empresa pode ser diferente da outra.

A forma mais eficaz de descobrir se o código de rastreamento que recebeu é verdadeiro e correto é testá-lo na ferramenta de seguimento. Os códigos de envio normalmente são ativados no mesmo dia em que o envio foi recolhido.

Caso passem alguns dias sem que o seguimento da sua encomenda seja atualizado, recomendamos que entre em contacto com a empresa transportadora para descobrir o motivo.

Leia também:

Como descobrir o código de rastreio de um objeto?

Se é o recetor da encomenda, o código de rastreio pode ser facultado pelo remetente ou pela empresa transportadora.

Pelo remetente

Esta é a prática mais comum em compras virtuais. O remetente, que neste caso é a loja virtual ou plataforma de e-commerce, é o responsável por enviar ao comprador o código de rastreio de cada mercadoria. Caso não tenha recebido, entre em contacto com o vendedor.

Pela empresa transportadora

Quando reserva o seu envio diretamente com a empresa de correios, o código de envio do seu objeto ser-lhe-á enviado diretamente pela transportadora, caso o serviço reservado possua esta funcionalidade. Dependendo da empresa, o código de seguimento pode ser enviado de diferentes formas:

  • Via SMS
  • Via e-mail após a confirmação do serviço
  • Na fatura caso a compra seja realizada pessoalmente
  • Na plataforma de envios, caso a reserva tenha sido feita online diretamente na página da transportadora ou dos correios

Como descobrir o código de rastreio dos objetos enviados com a Eurosender?

Quando reserva uma encomenda com a Eurosender, o rastreamento está sempre incluído no preço de envio! O código de seguimento será enviado por e-mail depois que o serviço de entrega for confirmado. Quando a recolha for realizada, poderá acompanhar a sua entrega através da ferramenta online de seguimento.