Como rastrear encomenda internacional e nacional?7 min read

1823

Written by:

A maioria dos provedores de serviços de logística na Europa oferece a possibilidade de rastrear encomenda internacional e também, claro, as enviadas dentro do país.

Cada pacote tem um código de barras exclusivo que é então escaneado em todos os pontos durante o trajeto. Assim, poderá seguir o trajeto daquela caixa, mala ou palete enviada para alguém que mora tão longe.

O rastreamento de encomendas é uma ferramenta extremamente útil quando se utiliza serviços de logística e transporte. Ao rastrear uma encomenda, poderá ver exatamente onde ela está em cada momento durante o percurso. O status do pacote, mesmo que às vezes atualizado com um pouquinho de atraso, irá indicar se a encomenda já foi entregue ao destinatário ou se teve algum problema durante o percurso afetando seu o prazo de entrega.

Entender claramente como funciona as ferramentas de rastreamento, no entanto, pode ser um pouco complicado. É por isso que elaboramos uma lista com todos as nomenclaturas e expressões referentes ao rastreamento de encomendas. Com a lista em mãos, saberá o que fazer em cada uma dessas situações. De agora em diante, rastrear encomenda internacional e nacional será mais fácil do que nunca. Vamos em frente?

Siga sua encomenda! Todos as expressões para acompanhar entregas explicadas tintim por tintim

Informação recebida/ Dados da encomenda registrados, pacote ainda não enviado o seu pedido foi inserido e registrado no sistema da empresa de logística escolhida.

Ordem de recolha enviada ao courier/ Etiqueta produzida/ Recolha – a sua remessa está programada para ser recolhida no decorrer do dia.

Recolha/ Recolha estafeta – sua encomenda foi levantada com sucesso.

Recolha não sucedida

Remetente ausente, notificado primeira/segunda vez – a encomenda não foi levantada com sucesso porque o cliente não estava presente no endereço de recolha. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Encerrado – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque o local de retirada (por exemplo, uma loja, albergue ou escritório) estava fechado quando o estafeta chegou para levantar o pacote. Dependendo do país, o estafeta fará uma segunda tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Prazo insuficiente – a encomenda não foi recolhida com sucesso devido a circunstâncias externas. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Ausente / Não-informado – a encomenda não foi levantada com sucesso porque a pessoa no endereço de recolha não estava informada sobre a coleta ou não havia ninguém naquela morada para entregar o pacote ao estafeta. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Encomenda não está pronta para envio – o pacote não foi coletado com sucesso porque não estava pronto para envio. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Endereço incorreto – a encomenda não foi levantada com sucesso devido a endereço errado ou incompleto. O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

Não está em conformidade com o sistema – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque não estava em conformidade com o sistema (ou é muito grande, ou muito pesada ou em palete). O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

Encomenda enviada por outros meios – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque foi enviada por outros meios/outro serviço de entregas. O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

O cliente tem menos/mais encomendas do que foi solicitado – o pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha. Caso haja mais pacotes do que o solicitado, outra ordem precisa ser colocada junto à empresa de entregas para os tais pacotes adicionais.

Atraso devido a razão desconhecida – a encomenda não foi levantada com sucesso devido a circunstâncias externas que impediram o estafeta de chegar ao local de retirada. O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

Código de acesso necessário – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque um código de acesso para entrar no local era necessário.

Em trânsito – a encomenda foi recolhida e está a caminho do destinatário.

Escaneamento no armazém – a remessa chegou no depósito onde é digitalizada e manuseada para seguir seu caminho.

tracking your parcel

Consolidação – encomendas com destinos distantes às vezes passam por outros depósitos para serem consolidadas antes de serem enviadas ao depósito de expedição para o destinatário. Durante o processo de consolidação, as encomendas são agrupadas com base no destino principal.

Sistema retornou – denota encomendas que chegaram ao depósito errado devido a erros de código postal e que, portanto, serão encaminhados para outro depósito ou devolvidos ao remetente.

No desembaraço alfandegário – o pacote está sendo processado para despacho aduaneiro.

Inbound – todas as encomendas que chegam a um depósito de destinatários durante o dia serão lá digitalizadas. Isso significa que deverão em breve seguir para entrega.

Pronta para entrega – o transportador está prestes a entregar a remessa no decorrer do dia.

Entregue, PoD disponível – a encomenda foi entregue com sucesso. O comprovativo de entrega (PoD) está disponível mediante pedido.

A tentativa de entrega não foi bem sucedida

Não informado sobre a entrega / Recusou a encomenda – o destinatário não aceitou a remessa.

Digicode/ Código de acesso necessário – a encomenda não foi entregue com sucesso porque um código de acesso de entrada é necessário. O cliente deverá fornecer esse código para ter continuidade.

Destinatário ausente, notificado primeira/segunda vez – a encomenda não foi entregue com sucesso porque ninguém estava presente no endereço de entrega. Dependendo do país, o serviço de logística poderá tentar entregar o pacote novamente (o cliente deve entrar em contato com a empresa de entregas – o número de contato é deixado pelo estafeta). Ou a remessa será levada ao armazém mais próximo ou ParcelShop.

No armazém/ Entregue no ParcelShop – o pacote é armazenado no depósito/ armazém e o destinatário precisa coletá-lo a partir daí.

Devolvido ao remetente – o seu envio pode ser devolvido ao remetente se o endereço de entrega estiver incorreto, insuficiente ou inexistente. Ou ainda se o destinatário mudou-se sem fornecer um endereço de encaminhamento ou ainda o item foi recusado pelo destinatário ou o remetente não conseguiu coletar o item antes do período de retenção ter expirado.

E se o status de rastreamento não for atualizado por um tempo?

O sistema de rastreamento deve ser atualizado sempre que sua encomenda é digitalizada em um novo depósito ou nova localização. No entanto, pode haver alguns atrasos ou ainda sua embalagem pode não ser digitalizada corretamente. Se o status no sistema de rastreamento permanecer o mesmo por mais de 48 horas, aconselhamos que entre em contato com a empresa de envios ou com o corretor de encomendas com o qual reservou o serviço.

Todas os envios reservados por meio da Eurosender possuem números de rastreamento o que permite que consiga rastrear online a encomenda. Digite o número do pedido/ rastreamento na ferramenta em nosso site e siga as instruções enviadas por e-mail. Será redirecionado para uma ferramenta de rastreamento, onde poderá monitorar o progresso da sua encomenda em todos os momentos. Se tiver algum problema ao monitorar sua remessa, não hesite em entrar em contato.

Leia ainda nossos artigos sobre envio de encomendas frágeis, para áreas remotas ou ainda se precisa enviar equipamentos com baterias de lítio.

Last modified: Março 15, 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *