Como rastrear uma encomenda internacional ou nacional?8 min read
como rastrear encomenda internacional

A maioria das transportadoras e empresas de correios nacionais e internacionais oferecem a possibilidade de rastrear encomendas, quer sejam estas enviadas por empresas ou particulares. Mas como funciona o rastreamento de encomendas e como saber sempre qual o estado de entrega da sua encomenda internacional?

Como funciona o rastreamento de encomendas? Seguimento de envios internacionais

Cada volume enviado por transportadora tem um código de barras exclusivo que é lido em todos os pontos de paragem ou manuseamento durante o trajeto. Assim, poderá seguir o estado da entrega das suas encomendas, bagagens ou mesmo carga enviada para outra cidade ou mesmo para o estrangeiro.

Ver também:

Não consigo localizar uma encomenda: o que fazer?
Encomenda perdida: como encontrá-la?
Por que é que a minha encomenda está atrasada?

Ferramentas de rastreamento de encomendas

As ferramentas de rastreamento de encomendas são extremamente úteis ao utilizar serviços de logística e transporte. Ao rastrear uma encomenda, poderá ver exatamente onde ela está em cada momento durante o percurso. O estado de entrega do pacote, mesmo quando atualizado com atraso, irá indicar se a encomenda já foi entregue ao destinatário ou se teve algum problema durante o percurso afetando o seu prazo de entrega.

Estados de entrega com diferentes transportadoras: rastreamento nacional e internacional

Entender claramente como funcionam as ferramentas de rastreamento pode ser, por vezes, confuso já que diferentes transportadoras e serviços de correio utilizam nomes diferentes para os estados de envio. É por isso que elaborámos uma lista com todos as nomenclaturas e expressões referentes ao rastreamento de encomendas. Desta forma, saberá o que fazer em cada uma destas situações. De agora em diante, rastrear uma encomenda internacional e nacional será mais fácil do que nunca.

Seguimento de encomendas pelos correios: CTT e Sedex

Nem todos os envios pelos CTT ou Sedex podem ser rastreados. Normalmente, ao enviar cartas e pequenas caixas pelos correios, terá de pedir adicionalmente para que o envio seja processado com número de rastreamento. Para além do correio registado, os correios oferecem ainda a opção de entregas com aviso de recepção para que o remetente possa receber em mão a prova de entrega. Mas uma vez mais, este serviço dos CTT ou Sedex é cobrado adicionalmente. Com a Eurosender todos estes serviços estão já incluídos no preço base dos envios.

Siga sua encomenda! Todos as expressões para rastrear entregas domésticas ou internacionais

Informação recebida/ Dados da encomenda registrados, pacote ainda não enviado o seu pedido foi inserido e registrado no sistema da empresa de logística escolhida.

Ordem de recolha enviada ao courier/ Etiqueta produzida/ Recolha – a sua remessa está programada para ser recolhida no decorrer do dia.

Recolha/ Recolha estafeta – sua encomenda foi levantada com sucesso.

Rastreamento de encomenda: Recolha não sucedida

Remetente ausente, notificado primeira/segunda vez – a encomenda não foi levantada com sucesso porque o cliente não estava presente no endereço de recolha. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Encerrado – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque o local de retirada (por exemplo, uma loja, albergue ou escritório) estava fechado quando o estafeta chegou para levantar o pacote. Dependendo do país, o estafeta fará uma segunda tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Prazo insuficiente – a encomenda não foi recolhida com sucesso devido a circunstâncias externas. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Ausente / Não-informado – a encomenda não foi levantada com sucesso porque a pessoa no endereço de recolha não estava informada sobre a coleta ou não havia ninguém naquela morada para entregar o pacote ao estafeta. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Encomenda não está pronta para envio – o pacote não foi coletado com sucesso porque não estava pronto para envio. Dependendo do país, o estafeta fará outra tentativa no próximo dia útil. Ou então o pedido precisa ser reagendado pelo cliente para ter uma segunda tentativa de recolha.

Endereço incorreto – a encomenda não foi levantada com sucesso devido a endereço errado ou incompleto. O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

Não está em conformidade com o sistema – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque não estava em conformidade com o sistema (ou é muito grande, ou muito pesada ou em palete). O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

Encomenda enviada por outros meios – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque foi enviada por outros meios/outro serviço de entregas. O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

O cliente tem menos/mais encomendas do que foi solicitado – o pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha. Caso haja mais pacotes do que o solicitado, outra ordem precisa ser colocada junto à empresa de entregas para os tais pacotes adicionais.

Atraso devido a razão desconhecida – a encomenda não foi levantada com sucesso devido a circunstâncias externas que impediram o estafeta de chegar ao local de retirada. O pedido foi cancelado e precisa ser reagendado caso o cliente decida por outra tentativa de recolha.

Código de acesso necessário – a encomenda não foi recolhida com sucesso porque um código de acesso para entrar no local era necessário.

Em trânsito – a encomenda foi recolhida e está a caminho do destinatário.

Escaneamento no armazém – a remessa chegou no depósito onde é digitalizada e manuseada para seguir seu caminho.

tracking your parcel

Ver também:

Encomenda não entregue: o que pode ter acontecido?
Encomenda entregue no local errado: quem recebeu?
Os correios trabalham ao fim de semana?

Consolidação – encomendas com destinos distantes às vezes passam por outros depósitos para serem consolidadas antes de serem enviadas ao depósito de expedição para o destinatário. Durante o processo de consolidação, as encomendas são agrupadas com base no destino principal.

Sistema retornou – denota encomendas que chegaram ao depósito errado devido a erros de código postal e que, portanto, serão encaminhados para outro depósito ou devolvidos ao remetente.

No desembaraço alfandegário – o pacote está sendo processado para despacho aduaneiro.

Inbound – todas as encomendas que chegam a um depósito de destinatários durante o dia serão lá digitalizadas. Isso significa que deverão em breve seguir para entrega.

Pronta para entrega – o transportador está prestes a entregar a remessa no decorrer do dia.

Entregue, PoD disponível – a encomenda foi entregue com sucesso. O comprovativo de entrega (PoD) está disponível mediante pedido.

Rastreamento de encomenda: A tentativa de entrega não foi bem sucedida

Não informado sobre a entrega / Recusou a encomenda – o destinatário não aceitou a remessa.

Digicode/ Código de acesso necessário – a encomenda não foi entregue com sucesso porque um código de acesso de entrada é necessário. O cliente deverá fornecer esse código para ter continuidade.

Destinatário ausente, notificado primeira/segunda vez – a encomenda não foi entregue com sucesso porque ninguém estava presente no endereço de entrega. Dependendo do país, o serviço de logística poderá tentar entregar o pacote novamente (o cliente deve entrar em contato com a empresa de entregas – o número de contato é deixado pelo estafeta). Ou a remessa será levada ao armazém mais próximo ou ParcelShop.

No armazém/ Entregue no ParcelShop – o pacote é armazenado no depósito/ armazém e o destinatário precisa coletá-lo a partir daí.

Devolvido ao remetente – o seu envio pode ser devolvido ao remetente se o endereço de entrega estiver incorreto, insuficiente ou inexistente. Ou ainda se o destinatário mudou-se sem fornecer um endereço de encaminhamento ou ainda o item foi recusado pelo destinatário ou o remetente não conseguiu coletar o item antes do período de retenção ter expirado.

E se o rastreamento de encomendas não tiver sido atualizado?

O sistema de rastreamento deve ser atualizado sempre que sua encomenda é lida num armazém ou nova localização. No entanto, esta informação pode nem sempre ser atualizada online em tempo real. Se o estado de entrega no sistema de rastreamento permanecer o mesmo por mais de 48 horas, aconselhamo-lo entrar em contato com a empresa de envios ou com o mediador com o qual reservou o serviço.

Rastreamento de encomendas com a Eurosender

Todas os envios reservados por meio da Eurosender incluem números de rastreamento únicos que permitem rastrear online a sua encomenda. Digite o número do pedido/ rastreamento na ferramenta na nossa página e siga as instruções enviadas por e-mail. Será redirecionado para uma ferramenta de rastreamento, onde poderá seguir o progresso do seu envio em todos os momentos. Se tiver algum problema ao rastrear a sua encomenda, não hesite em entrar em contato connosco.

Ao enviar uma encomenda com a Eurosender, pode realizar o rastreamento do seu pacote online e em tempo real.

Este artigo foi escrito em colaboração com Fernanda Verčič.