Transporte de Carga Refrigerada – Como Organizar

Mariana Franco
há 2 meses6 min de leitura

Para garantir que o seu envio corre de forma segura, o transporte nacional ou internacional de cargas refrigeradas deve ser organizado com um meio de transporte adequado. Leia o nosso artigo para descobrir a forma correta de organizar o envio de produtos refrigerados.

Tudo sobre o transporte de carga refrigerada

Encontrar o serviço ideal para transportar cargas refrigeradas a nível nacional ou internacional pode parecer uma tarefa complicada, mas estamos aqui para o ajudar! Alguns itens sensíveis como alimentos, medicamentos e produtos químicos precisam de ter um serviço de transporte com temperatura controlada para garantir que mantêm a qualidade intacta durante a entrega. Quando precisar de organizar a entrega de uma remessa refrigerada, envie uma mensagem para os nossos especialistas para descobrir as possibilidades que podemos oferecer-lhe, seja através do transporte por carrinha ou camião refrigerado.

Que tipo de itens se deve enviar com serviços de transporte refrigerado?

Antes de mais nada, é preciso determinar se os bens que precisa de enviar fazem ou não parte da lista de produtos que precisam de transporte refrigerado. Veja em baixo a lista que reunimos para si:

  • Produtos farmacêuticos (vacinas, canetas de adrenalina);
  • Produtos de saúde (suplementos naturais, vitaminas);
  • Produtos biológicos (retrovirais, células estaminais);
  • Amostras de laboratório (tecidos, fluidos corporais);
  • Reagentes termo-sensíveis (químicos);
  • Cosméticos (maquilhagem, loções);
  • Alimentos e ingredientes perecíveis (laticínios, carne, produtos congelados, marisco, frescos, etc.);
  • Vinho, licor, e outros tipos de bebidas alcoólicas;
  • Plantas e flores;
  • Alguns equipamentos tecnológicos;
  • Quaisquer outros itens que possam degradar-se devido a variações de temperatura ou níveis de humidade.

Tenha em consideração que podem existir outros itens além dos listados acima que precisam de ser transportados em um serviço refrigerado. Caso esteja em dúvida se o seu artigo deve ser enviado com um serviço de transporte com temperatura controlada, envie-nos uma mensagem através do chat no canto direito do ecrã.

O que ter em conta antes de enviar itens que requeiram transporte com temperatura controlada?

  • Capacidade do meio de transporte – omo qualquer outro tipo de remessa, o transporte de carga refrigerada por ser feito por via rodoviária (LTL, PTL, FTL), aérea ou marítima. Contudo, tenha em mente que os meios de transporte de carga refrigerada suportam normalmente um menor volume de itens, já que parte do espaço é ocupado pelo isolamento das paredes do contentor bem como pelo equipamento de controlo de temperatura necessário que acrescenta também algum peso ao veículo. Desta forma, o espaço útil dedicado à sua carga poderá ser limitado.
  • Condições de temperatura requeridas – É essencial estar bem informado e informar corretamente a transportadora contratada sobre as condições de temperatura requeridas pelos seus itens, para que estes sejam entregues em plenas condições. Faculte à transportadora responsável todos os detalhes específicos sobre o seu envio tais como o intervalo de temperatura que podem suportar, se são temperaturas positivas ou negativas, medidas em Fahrenheit ou Celsius.
  • Tempo de entrega estimado – Tempos de entrega curtos são essenciais para o envio de produtos refrigerados, especialmente quando se trata de medicamentos ou produtos biológicos ou hospitalares urgentes. Evite enviar remessas refrigeradas durante períodos de férias bem como imediatamente antes de fins de semana. Opte por enviar sempre os itens mais sensíveis no início da semana para que passem o menor número de dias possível em trânsito.
  • Embalamento e manuseamento adequados – É essencial escolher os materiais de embalamento mais adequados para cada remessa refrigerada de forma a proteger os respetivos produtos de temperaturas extremas ou humidade durante o envio. Na maioria dos casos, irá ser necessária uma camada de isolamento (placas de esferovite, folha de espuma ou folha de alumínio) bem como um elemento refrigerante (como gelo seco ou gel refrigerante apropriado). Os elementos refrigerantes devem também ser protegidos com plástico-bolha ou granulado de esferovite.
    • A melhor opção para proteger flores, alimentos e bens congelados, são embalagens de espuma expandida. Adicionalmente, é ainda aconselhado proteger o fundo das caixas que contêm a remessa refrigerada com materiais absorventes como toalhas, papel de cozinha ou estofo de celulose. Os bens com menor necessidade de refrigeração podem ser devidamente protegidos utilizando apenas placas de espuma isolante ou plástico-bolha térmico.
    • Já o embalamento de materiais médicos ou químicos deve ser feito de forma totalmente diferente. Precisará, para tal, de recipientes refrigerados herméticos e opacos, controlados por um termostato e com material absorvente para eliminar o risco de derrame. Certifique-se também de que dispõe de toda a documentação necessária para que a transportadora possa enviar tais produtos refrigerados.
  • Legislação relativa ao transporte de carga refrigerada – Por fim, a maioria dos bens ou itens que necessitam de serviço de transporte refrigerado são classificados como itens proibidos e estão, desta forma, sujeitos a regras e regulamentos rígidos em todo o mundo. É importante estar ciente de que o transporte de materiais biológicos ou outros materiais perigosos pode ter consequências muito graves.

Dicas finais sobre o transporte de carga refrigerada

Os serviços de transporte com temperatura controlada requerem um número considerável de precauções e operações complexas, desta forma, é essencial ter a certeza de que escolheu a transportadora mais experiente e competente para o serviço. A empresa contratada deverá, não só, ter anos de experiência em transporte de carga refrigerada, mas também utilizar equipamentos e instalações adequados a bens e carga que não podem sofrer variações de temperatura como: armazéns isolados, contentores isolados e devidamente equipados, sistemas de monitorização de temperatura, etc. A principal prioridade é manter a carga refrigerada ou com temperatura controlada durante todas as fases do transporte.

Gostaria de saber mais sobre o transporte de carga refrigerada, alimentos ou flores? Entre em contacto connosco e a nossa equipa de especialistas terá todo o gosto em responder as suas questões e apresentar as opções disponíveis para o serviço de transporte refrigerado com a Eurosender.


Modificado pela última vez em:July 15, 2021
Mariana Franco
Mariana is from Portugal and a pro cooking Pasteis de Nata and Bacalhau à Brás. Yummy, right? Besides that, singing opera and watching movies are amongst her hobbies too.
TrustScore 4 | 37178 opiniões