Que Embalagens São Aceites pelos Correios e CTT?6 min read
embalagem para correios

Que embalagens são aceites para envio pelos correios ou CTT?

Ao organizar um envio, é frequente os remetentes terem dúvidas em relação à forma correta de empacotar os seus itens, bem como ao tipo de embalagens e dimensões que são aceites pelos serviços de correios.

Nesta etapa de escolha da embalagem, tem duas opções iniciais:

  • Comprar uma embalagem dos Correios ou CTT
  • Utilizar a sua própria embalagem

A segunda opção é muitas vezes mais económica e ecológica, e, portanto, a mais utilizada. Para o ajudar, preparámos este guia sobre os tipos de embalagens que são recomendadas pelos correios.

Leia também:

Requisitos das embalagens aceitas pelos correios ou CTT

De acordo com os guias oficiais sobre as embalagens recomendadas pelos Correios e pelos CTT, os pacotes devem ser:

  • Resistentes – Certifique-se de que utiliza caixas de cartão ou envelopes de material resistente, de acordo com o peso e tamanho do seu artigo
  • Seguros – Utilize fita adesiva para garantir que o pacote permanece fechado durante o trânsito, sem risco de abrir e espalhar o conteúdo interno.
  • Adaptados à condição de transporte – Cada tipo de artigo pode requerer embalagens diferentes.
  • De fácil manipulação – Para que a embalagem seja aceite pelos correios, a mesma deve ser segura para manipulação, não apresentando objetos pontiagudos, cortantes, áreas molhadas, sujidade, etc.

Embalagens aceites pelos Correios ou CTT para diferentes tipos de envios

Dependendo do artigo que envia, pode optar por utilizar uma caixa de cartão, um envelope acolchoado, ou um envelope de papel. Veja de seguida em que situação cada uma dessas embalagens é recomendada:

Caixas de cartão

Ideal para enviar objetos, pois este é o tipo de embalagem que oferece maior proteção.

  • Até 10 kg, utilize caixas de cartão canelado simples.
  • Entre 10-30 kg, utilize caixas de cartão canelado duplo ou triplo (para objetos muito frágeis).

Envelopes acolchoados

Solução prática para enviar objetos pequenos e que não sejam frágeis ou cortantes.

  • Envelopes contendo objetos são considerados como encomendas.
  • Não é recomendado que reutilize envelopes acolchoados múltiplas vezes, pois será mais difícil selá-los de forma apropriada.

Envelopes de papel

Os envelopes de cartão devem ser utilizados somente para envios de papel, que podem ser documentos, fotografias, cartas, etc.

Feche e sele o envelope com cuidado, e escreva os dados do remetente e destinatário no local correto.

Dimensões das embalagens aceites pelos correios

Para além de escolher o material e tipo de embalagem correto, é também importante estar atento às dimensões aceites pelos Correios e CTT. Ambas as empresas de envio determinam o tamanho mínimo e máximo para as embalagens.

Certifique-se de que o seu pacote está dentro dos limites estabelecidos para evitar a cobrança de taxas adicionais ou a devolução do mesmo.

Confira aqui as dimensões das embalagens aceites pelos correios:

CTT (serviços de correio postal) CTT (serviço de encomenda) Correios do Brasil
Caixa – dimensões mínimas 14 x 9 cm 14 x 9 cm 15 x 10 x 1 cm
Caixa – dimensões máximas 24 x 3,5 cm Soma das dimensões ≤ 3m, ou lado maior ≤ 1,5 m 100 x 100 x 100 cm
Rolo – dimensões mínimas Comprimento + (2x diâmetro) ≥ 17 cm Comprimento + (2x diâmetro) ≥ 17 cm, lado maior ≥ 10 cm Comprimento 18 cm, diâmetro 5 cm
Rolo – dimensões máximas Comprimento + (2x diâmetro) ≤ 1,04 m, lado maior = 90 cm ou menos Comprimento + (3x diâmetro) ≤ 3 m, lado maior ≤ 1,5 m Comprimento 100 cm, diâmetro 91 cm

Perguntas frequentes sobre as embalagens aceites pelos correios

Posso reutilizar caixas de cartão para embalar o meu envio?

Sim, embalagens reutilizadas são normalmente aceites pelas empresas de correio, desde que estejam ainda em perfeitas condições. Antes de reutilizar uma caixa de cartão como embalagem, certifique-se de que a mesma não tem furos, rasgos ou dentes.

É importante também que remova qualquer etiqueta ou fita do envio anterior. Se a caixa tiver qualquer dado escrito à mão, certifique-se de que não esteja visível. Uma forma fácil de remover este tipo de informação é cobri-la com caneta.

Os correios aceitam embalagens brancas?

Sim, apesar das caixas mais comuns serem feitas de papel pardo, os correios também aceitam embalagens de papel de cor branca. O critério mais importante é que a embalagem seja segura e resistente.

Os correios aceitam embalagens pretas?

Depende do tipo de envio. Se está a enviar uma carta ou documento, o uso de envelopes pretos não é ideal pois não tem como escrever à mão as informações do remetente e destinatário.

Quando se trata do envio de encomendas em caixas, o uso de embalagens pretas é mais facilmente aceite pelos correios pois as informações da entrega são incluídas numa etiqueta colante, não escritas à mão. Saiba mais sobre as etiquetas de envio.

Que tipos de embalagem não são recomendadas pelos correios?

Estes são alguns dos tipos de embalagens não recomendadas pela maioria das empresas de correio:

  • Sacos de tecido
  • Mala de viagem sem embalamento
  • Embalagens cintadas com fios ou ataduras
  • Embalagens feitas de materiais em que a etiqueta de envio não se afixe adequadamente

As embalagens e dimensões aceites pelos correios são as mesmas para envios domésticos ou internacionais?

Não necessariamente. Quando organiza envios internacionais, a empresa de correio pode impor limitações ainda mais severas pois as encomendas devem satisfazer também os critérios das empresas parceiras que são encarregues de entregar o pacote no destino final.

Nestas situações, a melhor opção é organizar o envio através de uma empresa transportadora. As transportadoras internacionais têm alcance global e, por isso, oferecem um serviço mais padronizado. Confira os detalhes das embalagens permitidas no nosso Serviço Expresso, que é a opção ideal para envios internacionais.

Como enviar encomendas com dimensões superiores às aceites pelos correios?

O limite de dimensões das embalagens aceites pelos correios é em muitos casos restritivo, pois o serviço postal não é a opção mais indicada para organizar envios de grande tamanho.

Mas não se preocupe, pois pode sempre contar com a Eurosender para enviar encomendas grandes e volumosas. Oferecemos serviços de entrega para pacotes com até 70 kg e também serviços de carga, se precisa de transportar artigos ainda maiores.