Posso Enviar Dinheiro pelo Correio para o Exterior?5 min read
Shipping money inside a package

Enviar dinheiro pelo correio para o exterior é possível, desde que utilize os serviços especializados neste tipo de transação. Mandar simplesmente dinheiro dentro de uma carta ou encomenda não é uma prática segura ou recomendada. Para o ajudar, preparámos este guia com informações atualizadas sobre como enviar dinheiro pelo correio a partir de Portugal.

Opções disponíveis para enviar dinheiro pelo correio para o exterior

Tanto os CTT como os Correios do Brasil oferecem aos clientes opções de serviços dedicados ao envio de dinheiro para o exterior, chamado “Vale Postal”. Este serviço pode ser contratado diretamente numa loja dos correios ou Ponto CTT, desde que leve consigo o valor a ser enviado e os documentos necessários.

Para enviar dinheiro pelo correio de Portugal para o exterior, será preciso:

  • Documento de identificação
  • Nome completo, morada e número de telefone do recetor
  • Valor a ser enviado
  • Valor cobrado pelo serviço, que é variável

A taxa cobrada pelo serviço é calculada a partir do valor que deseja enviar e do serviço específico que utiliza. O cliente tem também a opção de contratar serviços adicionais quando envia dinheiro pelo correio como aviso de receção, que conferem maior segurança à entrega.

Posso mandar dinheiro por carta ou encomenda?

Enviar dinheiro por carta não é permitido nem recomendado pelas empresas de correio ou transportadoras. Inclusive, itens de valor monetário como dinheiro e cheque são normalmente incluídos na lista de artigos proibidos das empresas de logística para entregas através do sistema regular.

Apesar de existirem pessoas que colocam uma pequena quantia em numerário escondida quando enviam uma encomenda, esta não é uma prática segura. Se os funcionários dos correios ou o estafeta perceberem que está a enviar dinheiro por carta, podem recusar-se a receber o seu envelope. Além do mais, o envio não estará protegido por nenhuma forma de seguro, portanto não há qualquer garantia em caso de roubo ou perda.

É crime enviar dinheiro pelo correio?

Enviar dinheiro pelo correio sem ser através dos serviços dedicados para este tipo de itens é uma prática ilegal. O serviço de Vale Postal oferecido pela empresa de correios é altamente regulado e, por isso, é a única forma autorizada de organizar este tipo de entrega.

O principal motivo pelo qual o envio de dinheiro pelo correio não é permitido, é a segurança. O envio de cartas simples não inclui seguimento ou comprovativo de entrega. Imagine se esta prática de inserir moedas e numerários nos envelopes se tornasse comum… não seria possível controlar os possíveis casos de roubo ou perda dos envelopes.

Para evitar tais situações, o envio de dinheiro pelo correio ou por transportadora não é permitido, a não ser que seja organizado através de um serviço especializado.

Como enviar moedas pelo correio?

Muitos colecionadores procuram formas de enviar moedas antigas para compradores ou em trocas internacionais. Apesar de também serem considerados como artigos restritos, existem precauções e cuidados que podem ser tomados para fazer com que o envio destes itens de coleção seja realizado da forma mais segura possível.

É possível enviar um cartão de crédito pelo correio?

Cartões de débito ou crédito são considerados artigos com valor monetário, tal como numerários e moedas. Portanto, o envio de cartão de crédito pelo correio por clientes particulares é estritamente proibido.

Empresas e bancos que organizam entregas de cartões através de empresas transportadoras passam por um longo processo verificação para obterem a autorização deste serviço.

É possível enviar cheques pelo correio?

O envio de cheques pelo correio não é recomendado, pois cheques também são itens de valor monetário. No entanto, o envio de cheques nominais é definitivamente mais seguro do que enviar dinheiro diretamente.

Como alternativa, o serviço de Vale Postal oferecido pelos CTT é uma solução que funciona de forma semelhante a um cheque. O vale é nominal, ou seja, só pode ser levantado ou depositado pela pessoa designada. Para além disso, quando receber o vale postal, o recetor pode optar por levantá-lo, depositar o valor numa conta bancária ou endossá-lo a outra pessoa.

O que acontece se mandar dinheiro através da Eurosender?

Os envios organizados através da nossa plataforma seguem as mesmas regras impostas pelas transportadoras. O envio de qualquer artigo que tem valor monetário como cédulas, moedas, cheques, cartões, etc, é proibido.

No entanto, organizamos envios para o exterior de diversos outros tipos de artigos – desde envelopes a encomendas grandes, paletes, e transportes de carga. Explore a nossa plataforma e utilize a ferramenta de busca para simular o preço de envios internacionais.