Encomenda em Trânsito: o Que Significa e o Que Fazer?6 min read
Parcel-stuck-in-transit-min

Um dos estados de entrega mais comuns é o que indica “objeto em trânsito”. Mas o que significa exatamente quando uma encomenda está em trânsito? Descubra exatamente as situações que podem causar este tipo de alerta e o que fazer nesta situação.

Ir para:

Encomenda em trânsito: o que significa?

A maioria das transportadoras e empresas de correio consideram que uma encomenda está em trânsito quando o envio está em progresso até ao destinatário. “Em trânsito” é um termo genérico, que pode indicar qualquer instante desde que o pacote deixa o depósito inicial, até à entrega final ao recetor.

Ou seja, se o estado do seu pedido diz que a sua encomenda está em trânsito, tal significa que a entrega está em progresso normal, e que deverá recebê-la em breve.

O que significa se o objeto ficar em trânsito durante muitos dias?

Enquanto que é perfeitamente normal um pedido ter como estado “em trânsito”, existem algumas situações em que o seguimento demora muito tempo a ser atualizado. Se o seu objeto estiver em trânsito durante vários dias consecutivos, pode ter acontecido algo durante a entrega. Recomendamos que entre em contacto com a transportadora responsável para verificar a situação.

Organizou o seu envio com a Eurosender e quer saber o estado da sua entrega?

Quantos dias uma encomenda fica em trânsito?

Dependendo do seu pedido e do tipo de entrega selecionado, as encomendas podem permanecer em trânsito por quantidades de tempo diferentes. Os envios da empresa Aliexpress, por exemplo, tipicamente têm prazo de entrega entre 1 e 3 meses. Portanto, é perfeitamente normal que o seu objeto esteja em trânsito por muitos dias e semanas consecutivos nesta situação.

No entanto, se reserva um Envio Expresso com a Eurosender, por exemplo, o seu envio deve ser entregue em até 72h. Neste caso, o estado do seu pedido não deve constar como “em trânsito” durante muito tempo.

Por que é que uma encomenda dos Correios ou CTT fica em trânsito por muito tempo?

Existem muitas situações que podem causar atrasos na entrega, e, consequentemente, o estado de “objeto em trânsito” mantido por muitos dias. Veja em baixo as situações mais comuns e a solução para cada uma:

  • Desembaraço alfandegário – Em geral, encomendas enviadas entre países da União Europeia não precisam de passar pelo desalfandegamento. No entanto, envios que cruzam fronteiras internacionais devem sempre passar por este processo. Caso a sua encomenda não tenha os documentos necessários ou o pagamento das taxas não tenha sido realizado, o envio pode ficar preso na alfândega.Solução: Entre em contacto com a empresa transportadora e faculte os documentos ou pagamento em falta.
  • O pacote ultrapassa os limites de peso ou dimensões – As encomendas normalmente são verificadas somente quando chegam aos depósitos da transportadora. Se o seu pacote é maior ou mais pesado do que o indicado no pedido, a empresa transportadora poderá devolvê-lo ao remetente ou cobrar uma taxa adicional para realizar a entrega.Solução: Se sabe de antemão que o pacote é demasiado grande ou pesado, informe a transportadora antes da recolha para alterar os dados do seu pedido. Se descobre apenas depois de o seu pedido estar em trânsito, basta aguardar pelo contacto da transportadora.
  • Alterações no pedido – Qualquer alteração na data ou morada de entrega da sua encomenda poderá causar atrasos no envio, pois as alterações podem levar alguns dias.Solução: Se a alteração for realizada depois de a encomenda já estar em trânsito, espere alguns dias pois o processamento desta informação pode ser demorado. Caso o seu pedido ainda conste como “objeto em trânsito” depois de alguns dias, entre em contacto com a transportadora.
  • Encomenda não pode ser entregue – O seu envio contém artigos proibidos ou restritos para envio? As encomendas podem ser verificadas pelas transportadoras e estes tipos de itens podem ser facilmente descobertos pela transportadora.Solução: Infelizmente, no caso de artigos proibidos, as transportadoras irão devolver ou destruir o pacote.
  • Embalagem inadequada – Se o seu pacote mostra qualquer sinal de vazamento ou perigo, como por exemplo materiais cortantes, a empresa transportadora pode interromper o trânsito da entrega.Solução: Na maioria dos casos, a encomenda será inspecionada pela transportadora. Caso sejam identificados artigos proibidos no seu interior, a entrega não será realizada.
  • Morada errada ou incompleta – Esta é a principal causa de falha na entrega de encomendas. Quando fizer o seu pedido de entrega, verifique sempre as informações facultadas. O estafeta deve ter todas as informações necessárias para realizar a entrega.Solução: Entre em contacto com a empresa transportadora para facultar a informação em falta ou corrigir qualquer erro no endereço.
  • Condições climáticas ou de trânsito – Ocorre principalmente durante períodos de muito movimento, como feriados ou temporada de neve. Caso qualquer uma destas situações ocorra, o tempo de entrega pode ser prolongado e a sua encomenda pode permanecer em trânsito por mais tempo.Solução: Nestes casos, a melhor coisa a fazer é esperar mais alguns dias pela entrega.
  • Encomenda perdida – Apesar de ser um acontecimento raro, existem casos em que encomendas são perdidas pela empresa de correios responsável.Solução: Faça uma reclamação formal diretamente com a empresa responsável e solicite um reembolso, caso tenha proteção de seguro.

Tenho direito a reembolso caso a minha encomenda fique em trânsito por tempo demais?

Depende da sua situação específica. Se, depois de o objeto permanecer em trânsito por dias, a entrega for realizada com atraso, não terá direito ao reembolso visto que os tempos de entrega são estimativas, e não garantias.

Se por algum motivo, a sua entrega não pôde ser realizada, mas o seu envio estava inteiramente de acordo com as regras da transportadora, poderá solicitar um reembolso. Tenha em conta que o reembolso não é possível se o seu envio violar os Termos e Condições da empresa responsável.

Enviou com a Eurosender e precisa de ajuda com o seu pedido que está em trânsito?